Sport precisa superar "freguesia" por revanche contra o Bahia no Nordestão
Clubes mais vitoriosos do Nordeste e com duas das três maiores torcidas da região, Sport e Bahia decidem o Nordestão 2017 na Fonte Nova, nesta quarta-feira (24). No embate cercado de expectativa e rivalidade regionais, o Rubro-negro precisa superar um histórico de "freguesia" diante do time tricolor em Salvador para chegar ao tetracampeonato da competição.
Como ficou no 1 a 1 no jogo de ida na Ilha do Retiro, o Sport terá de vencer na Fonte Nova ou conseguir empate por 2 a 2 em diante, o que lhe daria o título pelo critério do gol fora de casa. São resultados que o clube pernambucano não consegue na capital baiana desde outubro de 1989.
Na ocasião, o Sport venceu o Bahia por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. E desde então, em 11 confrontos oficiais, são sete triunfos tricolores e quatro empates que não serviriam aos rubro-negros. Nesse período, houve ainda uma vitória do clube baiano em amistoso.
Caso consiga voltar a vencer o Bahia em Salvador após quase 28 anos, o Sport dará o troco no rival na Copa do Nordeste. Na única vez que decidiram o título da "Lampions League" , o clube baiano levou a melhor sobre o pernambucano, em 2001. Mais de uma década e meia depois, o Leão da Ilha tem que a chance da revanche.
Além do histórico negativo diante do Bahia em Salvador, o Sport também terá de superar a diferença de momento das duas equipes para levantar a orelhuda.
Enquanto o Bahia soma 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota em 13 partidas na Fonte Nova na temporada (com 100% de aproveitamento na Copa do Nordeste), o Leão da Ilha ainda não pontuou longe dos seus domínios sob comando de Ney Franco - são cinco derrotas em cinco jogos, com 14 gols sofridos e só três marcados.
Caso sobreponha o mau momento e seja campeão do Nordeste, o Sport igualará o Vitória como maiores campeões do torneio regional, com quatro títulos cada. Se for campeão na Fonte Nova, o Bahia chegará ao terceiro título da competição.
'Vamos invadir a Fonte Nova'
Retrospecto negativo, momento ruim, necessidade da vitória... Nada disso desanima o torcedor do Sport. Ao contrário: desde que terminou o jogo na Ilha, os rubro-negros começaram a mobilização para viajar a Salvador com a #VouAondeVoceFor nas redes sociais.
O estudante Leonardo Galvão, 31 anos, é um desses fãs fervorosos que não se amedrontam com o histórico negativo. "O retrospecto lá é ruim, principalmente contra o Bahia nunca foi favorável, o momento também não é bom, mas a gente tem que manter a esperança. O Sport é o maior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a torcida sempre faz jus, com raça, vontade. A gente vai pra Salvador trazer essa orelhuda, vamos invadir a Fonte Nova, aqui no aeroporto está cheio de torcedor. Pelo Sport tudo", contou minutos antes de embarcar do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Grande Recife, na noite desta terça-feira (23).
Enquanto isso, o publicitário Betinho Nunes, 23 anos, acabara de desembarcar em Salvador. Ele é mais um torcedor que desembolsou passagem, ingresso e hospedagem na crença de ver o Sport campeão do Nordeste pela quarta vez.
"Saímos 15h do aeroporto com clima de euforia, a galera bem confiante, cantando, cheguei aqui agora à noite. Vou gastar uns R$ 1000 com tudo, vim num bate-volta mesmo, só compramos a passagem de ida, ainda vamos comprar a passagem de volta. A esperança é Diego Souza estar inspirado, ou o Sport achar um gol, ir para os pênaltis e Magrão mais uma vez fazer a diferença, a gente está bem confiante. Vamos levar a orelhuda para o Recife."
Os últimos ingressos para a torcida do Sport serão disponibilizados na bilheteria da Fonte Nova a partir das 9h desta quarta. A torcida do Bahia já esgotou os 45 mil ingressos colocados à venda para os donos da casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.