Topo

Santos perde dois pênaltis, mas conta com falha de goleiro e goleia o Remo na estreia na Copa SP

 Elielton, goleiro do Remo, falha em lance do 1º gol do Santos contra o time paraense - Denny Cesare/Futura Press/Estadão Conteúdo
Elielton, goleiro do Remo, falha em lance do 1º gol do Santos contra o time paraense Imagem: Denny Cesare/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/01/2013 18h03

O Santos estreou no Grupo V da Copa São Paulo de Juniores com vitória sobre o Remo, em Jaguariúna, nesta sexta-feira, por 3 a 0. Com maior posse de bola, os santistas falharam nas finalizações, perderam dois pênaltis, mas contaram com uma falha do goleiro Elielson e com dois gols no finalzinho para garantir a vitória.

A equipe paulista já começou a partida dominando em campo. Logo aos três minutos chegou na área do Remo, mas o meia Leandrinho perdeu a bola e caiu pedindo pênalti. A partir de então a torcida que compareceu ao Estádio Alfredo Schiavetto, em Jaguariúna, só viu o time paulista ir ao ataque.

O primeiro gol, então, não demoraria a sair. Aos seis minutos, Pedro Castro cobrou falta,  o zagueiro Jubal desviou a bola dentro da área e enganou o goleiro Elielton, que estava pronto para agarrá-la no ar, mas acabou falhando. 

Com bom toque de bola e vantagem no palcar, o Santos chegou perto do segundo gol ainda no início da primeira etapa. Aos quinze minutos de jogo, o time paulista armou triangulação no ataque pela direita e, após receber na entrada da área, Givanildo foi derrubado. Jorge Torres, o árbitro da partida, marcou o pênalti, e o goleiro Elielton pôde se redimir com a torcida paraense. O arqueiro do Remo defendeu a cobrança de Gustavo Henrique e ainda impediu que o Santos marcasse no rebote.

A superioridade santista permaneceu até o fim do primeiro tempo, mas, mesmo com um adversário apagado, o time paulista não soube criar grandes chances de gol e parou no goleiro Elielton, destaque do Remo no jogo, apesar da falha.

Na segunda etapa, porém, o cenário mudou e o Remo mostrou mais vontade na volta ao gramado. Logo aos três minutos, Rodrigo recebeu livre na entrada da área, bateu forte, mas acabou acertando a trave na primeira grande chance do time paraense no jogo. A partida, então, passou a ganhar equilíbrio.

Aos 22 minutos o Remo voltou a ter grande chances. Com chute forte de fora da área, Gabriel assustou seu xará santista, mas o goleiro Gabriel Gasparotto fez grande defesa. Logo em seguida, Givanildo armou bom contra-ataque para o Santos e deu bom passe para Pedro Castro, que finalizou. Mas o zagueiro Andrey estava no meio do caminho e impediu que a bola chegasse ao gol do Remo.

Quando viu os adversários partindo para o ataque, o time santista passou a aproveitar os espaços e conseguiu aumentar a vantagem no placar. Após passe de Stéfano Yuri, Léo Cittadini chutou cruzado da entrada da pequena área e marcou o segundo do Santos.

Ainda no ataque, a equipe paulista teve outro pênalti marcado ao seu favor, aos 44 minutos. Mas Giva cobrou fraco no canto esquerdo e acabou chutando para fora. Minutos depois, porém, o erro foi corrigido e o Santos marcou seu terceiro gol nos pés de Stéfano Yuri e garantiu a vitória na estreia na Copa São Paulo de Juniores e a liderança provisória do Grupo V.

Pelo mesmo grupo, o São Mateus venceu o Corinthians-AL por 1 a 0 nesta sexta-feira. Na próxima rodada, o Santos enfrenta o São Mateus, às 16h de segunda-feira (07/01) e o Remo enfrenta o Corinthians de Alagoas, às 14h.