Topo

Em reencontro com Tonhão, Palmeiras vence e se classifica; Botafogo também avança

Do UOL, em São Paulo*

11/01/2013 17h30

O Palmeiras entrou na Arena Barueri nesta sexta-feira com a obrigação de conquistar uma vitória para avançar à próxima fase da Copa São Paulo de Juniores. E conseguiu. Apesar da forte retranca armada pelo Grêmio Barueri, o time comandado por Narciso se acertou após o intervalo e, com três gols no segundo tempo, venceu a partida pelo placar de 3 a 1.

PALMEIRAS X TONHÃO

  • Ex-zagueiro do Palmeiras e hoje auxiliar do Grêmio Barueri, Tonhão foi entrevistado pelos microfones da Sportv no intervalo e não escondeu que a sua torcida daqui para frente na Copinha será pelo Palmeiras. Ele ainda aproveitou a oportunidade para opinar sobre a atual fase da equipe principal, que no final do ano passado foi rebaixada para a Série B. “Coração é sempre palmeirense. Coração e alma palmeirenses. Espero que elejam um presidente que possa montar um grande time”, disse o ainda ídolo da torcida alviverde.

Com o resultado, o Palmeiras foi a sete pontos e ultrapassou o Sertãozinho-SP (que também foi aos sete após vencer o Confiança-SE por 2 a 1 mais cedo), assumindo a liderança do Grupo Q por conta do saldo de gols. O Sertãozinho-SP, porém, ainda possui grandes chances de classificar como um dos melhores segundos colocados.

Agora, o Palmeiras aguarda a definição do Grupo R para saber qual time enfrentará na primeira fase das eliminatórias da Copa São Paulo. Porto Feliz-SP, Atlético-GO, Avaí-SC e América-RN ainda brigam pela vaga – todos somam três pontos em duas rodadas. Os jogos dessa chave serão realizados neste sábado.

Mesmo eliminado, o Grêmio Barueri deu trabalho ao Palmeiras. Não atacando, mas se defendendo de forma extremamente competente. Tanto é que a primeira grande oportunidade de gol aconteceu só aos 38min, quando Rato aproveitou bola dentro da área, ganhou na corrida dos zagueiros e finalizou forte no travessão; a bola ainda tocou a linha do gol quando desceu.

“Eles [Grêmio Barueri] estão bem fechados. Dificulta. Mas no segundo tempo vai dar tudo certo”, previu o meia Diego Souza. E isso realmente aconteceu. Logo aos 2min, após cruzamento do próprio camisa 10 na segunda trave, Edílson desviou de cabeça para o meio e o zagueiro Luiz Gustavo completou para as redes. 1 a 0 e ansiedade que aos poucos foi passando.

A partir daí, o Palmeiras passou a oferecer mais perigo ao gol do Grêmio Barueri, e aos 18min saiu o segundo, tranquilizando ainda mais o time e a torcida alviverde. Bruno Dybal cobrou falta no canto do esquerdo do goleiro – aproveitando-se de jogador palmeirense que fez um corta-luz – e mandou para as redes. 2 a 0, e a pressão aumentou ainda mais.

Aos 25min, Edílson recebeu assistência primorosa dentro da área e, cara a cara com o goleiro, finalizou rasteiro no canto direito de Douglas, que desta vez nada pôde fazer; a bola, porém, acabou indo para fora. Quando o resultado já parecia definido, Matheus Lima tocou na saída de Walter, diminuiu o placar e voltou a deixar a torcida alviverde preocupada.

Porém, Juninho voltou a tranquilizar os palmeirenses com um golaço marcado aos 42min. Ele recebeu cruzamento dentro da área, limpou dos marcadores e bateu com categoria para confirmar a vaga do time alviverde para a próxima fase da Copa São Paulo.

Botafogo sofre, mas avança

O Botafogo foi para o intervalo perdendo do Taubaté-SP e sendo desclassificado da Copa São Paulo de Juniores. Porém, Vinícius foi às redes logo no segundo minuto da etapa final e garantiu o empate de 1 a 1 que colocou o time carioca na próxima fase da competição.

Com o resultado, o Botafogo foi a sete pontos e terminou a primeira fase na liderança do grupo O, enquanto o Taubaté-SP, que acabou sendo eliminado, ficou com cinco.

Mais cedo, no estádio Joaquinzão, o Santo André-SP bateu o Gama-DF por 2 a 1 e conquistou seus primeiros pontos na Copa São Paulo. O time paulista ficou com o terceiro lugar, com três pontos, enquanto a equipe do Distrito Federal acabou na lanterna, com apenas um.

* atualizada às 18h