Topo

Vasco empata com o Comercial, mas se classifica; Fla fica em situação complicada

Do UOL, no Rio de Janeiro*

11/01/2013 21h04

O Vasco sofreu uma pressão do Comercial no segundo tempo, mas conseguiu segurar o empate em 1 a 1 nesta sexta-feira, em Ribeirão Preto, pela terceira rodada grupo K, e assegurou sua classificação para a fase eliminatória da Copa São Paulo. Os gols foram marcados por Thadeu e Gabriel.

Por outro lado, o Flamengo não teve o mesmo destino do rival. Precisando vencer para assegurar vaga na fase eliminatória, o time carioca empatou com o América-SP em 2 a 2, no Teixeirão, e se complicou na competição. Vitor Hugo, Renan, Kairon e Romário fizeram os gols da partida.

Com o resultado, os cariocas permanecem na vice-liderança do grupo E com cinco pontos. Assim, são as pequenas as chances da equipe se classificar como um dos melhores segundos colocados. Quem está assegurado na próxima fase é o time paulista, primeiro colocado, com sete.

Mesmo precisando de um empate para assegurar sua classificação para a fase eliminatória, o Vasco iniciou a partida pressionando o Comercial e com apenas um minuto acabou saindo na frente. Richard cobrou falta na esquerda e Thadeu cabeceou para abrir o placar.

Com o gol logo no início, o time carioca teve mais calma para fazer seu jogo e chegou a relaxar a cometer erros bobos de passe. O Comercial tentou se organizar para reagir na partida, mas se precipitava quando se aproximava da meta adversária.

A equipe cruzmaltina seguia melhor em campo e esteve próximo do segundo gol, aos 16, com Gilson. Após cruzamento de Richard, o zagueiro acertou o travessão de Humberto. Mesmo assim, o Comercial não se entregava e Carlos Henrique obrigou Gabriel Félix a praticar bela defesa, aos 32.

Mais bem organizado, o Vasco tentou controlar sua vantagem nos minutos finais. Porém, o Comercial acabou conseguindo um pênalti, quando Malco derrubou Richard na área. Gabriel cobrou, aos 41, e deixou tudo igual ao final do primeiro tempo.

Durante a segunda etapa, o Vasco tentou segurar o ímpeto do adversário, mas falhava em um dos seus poucos ataques. A partida caiu um pouco de produção do ponto de vista técnico e o time carioca parecia conformado com o placar na metade da etapa. Os paulistas dominaram a partida nos minutos finais e estiveram mais próximos da vitória. Jean chegou a acertar a trave, aos 29. A pressão continuou e a equipe só não venceu porque teve um gol acertadamente anulado pela arbitragem no último lance da partida.

Confira outros resultados da Copa São Paulo:

Grupo E
Rondonópolis 6 x 0 Santos-AP

Grupo K
Botafogo-SP 1 x 1 Paysandu

*Atualizada às 22h58