Topo

Atlético-MG bate Linense com pênalti polêmico e confusão no final e avança na Copa SP

Do UOL, em São Paulo

13/01/2013 17h00

Missão cumprida. Precisando vencer o Linense-SP para não ser eliminado da Copa São Paulo de Futebol, o Atlético-MG superou o time do interior paulista por 3 a 1 na tarde deste domingo, em jogo disputado na cidade de Lins, e assim garantiu uma das 32 vagas para a fase eliminatória da competição.

A vaga veio após muito sofrimento, já que o time mineiro ficou mais da metade do segundo tempo com um homem a menos. Fora isso, um pênalti polêmico marcado já nos acréscimos, no momento em que o Linense pressionava, deixou os jogadores do time paulista irritados. Foi o terceiro gol do Atlético-MG.

Após o apito final, o tempo fechou no estádio Gilbertão. O técnico do Linense, que havia sido expulso de campo nos minutos finais, partiu para cima da arbitragem, assim como alguns jogadores da equipe paulista. A confusão, porém, foi logo contornada pela ‘turma do deixa disso’.

Agora, no mata-mata, o Atlético-MG terá pela frente a equipe do Figueirense, primeiro colocado do Grupo C com 100% de aproveitamento e oito gols de saldo. No final deste domingo serão disputadas as duas últimas partidas da primeira fase da Copa São Paulo, e assim serão definidos todos os confrontos das eliminatórias.

O Atlético-MG acabou a segunda rodada atrás do Linense-SP, mas o ultrapassou na tabela com o resultado positivo no confronto direto e assumiu a liderança do Grupo D, com sete pontos.

A etapa inicial foi fácil. Logo aos 7min, veio o primeiro gol do Atlético-MG. Carlos avançou pela ponta direita e cruzou na área; a bola passou pelo goleiro Felipe e sobrou para Dodô, que apenas teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.

O segundo veio aos 33min. Um golaço. Dodô lançou para Elder, que acertou um belíssimo chute, de primeira, para ampliar o placar. 2 a 0, uma boa vantagem construída para o intervalo.

Porém, aos 21min, a situação passou a ficar crítica. Josimar, que havia recebido cartão amarelo sete minutos antes, cometeu falta no meio de campo e reclamou com a arbitragem; o juiz não perdoou e acabou expulsando o volante, deixando o time mineiro com um jogador a menos.

A partir daí, o Linense, naturalmente, foi para cima. E não demorou a diminuir a vantagem atleticana. Léo Torres fez boa jogada individual e tocou para Ronconi, que teve tempo de dominar a bola na pequena área e bater par o gol. 2 a 1, e pressão que aumentava a cada minuto.

Aos 35min, quase saiu o gol que garantiria o Linense na primeira colocação da chave. Após bate-rebate na área do Atlético-MG, a bola sobrou para Leonardo, que finalizou. Porém, o volante Rafael salvou em cima da linha e evitou o empate. Já nos acréscimos, o Atlético-MG, através de um pênalti polêmico, marcou com Rafael e confirmou a vaga.

CONFIRA QUAIS OS CONFRONTOS DA PRÓXIMA FASE DA COPA SP

América-SP x Juventude-RSCorinthians-SP x Bahia-BAAtlético-PR x Mogi Mirim-SP
Vasco-RJ x GoiásSão Paulo-SP x Santa Cruz-PEBotafogo-RJ x Fortaleza-CE
Palmeiras-SP x Desportivo Brasil-SP1º A x Coritiba-PRFigueirense-SC x Atlético-MG
Velo Clube-SP x Melhor 2ºAtibaia-SP x 2º Melhor 2ºCruzeiro-MG x 3º Melhor 2º
Santos-SP x 4º Melhor 2ºGrêmio Osasco-SP x 5º Melhor 2ºAmérica-MG x 6º Melhor 2º
 Paraná-PR x 7º Melhor 2º