Topo

Palmeiras bate o Cruzeiro e encara o Santos na semifinal da Copinha

Juninho, do Cruzeiro, e Chico, do Palmeiras, disputam bola durante o duelo deste sábado - Wagner Carmo/Vipcomm/Divulgação
Juninho, do Cruzeiro, e Chico, do Palmeiras, disputam bola durante o duelo deste sábado Imagem: Wagner Carmo/Vipcomm/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/01/2013 18h57

Esperto no contra-ataque e com ótima pontaria do meia Edílson, autor de dois gols, o Palmeiras bateu o Cruzeiro por 4 a 2, neste sábado à tarde, na Arena Barueri, em Barueri, e vai encarar o Santos na semifinal da Copa São Paulo de juniores, na próxima quarta-feira, em local ainda indefinido.
 
Único clube grande de São Paulo a jamais ter sido campeão da Copinha, o Verdão, que foi vice-campeão em 1970 e 2003, alcançou a sua sexta semifinal na história da contenda e tem boa chance de acabar com o incômodo tabu na competição mais importante de juniores do Brasil.
 
Após um começo de partida com muita marcação e poucas jogadas criadas, o jogo passou a acontecer em alto ritmo. Já sob este contexto, aos 29 minutos, Vinícius fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Edílson balançar a rede. Foi o segundo gol do meia na Copinha. A torcida alviverde celebrou, mas, apenas um minuto depois, a Raposa empatou. Rodrigo Dias encontrou Daniel na área. O meia dominou com categoria e bateu cruzado no canto direito para deixar tudo igual no placar.
 
Os gols esquentaram o jogo e o segundo do Palmeiras foi questão de tempo. Pouco tempo. Aos 33, após cobrança de escanteio, Vinícius desviou de cabeça na primeira trave e deixou o zagueiro Fernando livre para mandar a bola no canto direito: 2 a 1. Mesmo à frente no marcador, os palmeirenses fizeram um bombardeio em ciama do goleiro Charles.
 
Muito dependente de Daniel, o Cruzeiro não conseguia encaixar contra-ataques. Mas se deu bem na bola parada. Aos 48 minutos, após escanteio cobrado por Hugo Sanchez pela direita, Bruno ajeitou de cabeça para o meio e encontrou Bruno Viana, que testou no canto esquerdo de Walter. O arqueiro conseguiu tocar na bola, mas ela morreu no fundo do gol.
 
Com receio de ser surpreendido, o Palmeiras atuou de forma mais compactada na segunda etapa. Tal atitude fez com que os mineiros chegassem mais ao ataque e fossem superiores em campo. E foi num contra-ataque certeiro, aos 19 minutos, que o Verdão fez o terceiro. Aproveitando um erro de posicionamento da defesa cruzeirense, o lateral direito Cesinha recebeu pela direita em posição legal, invadiu a área e cruzou para Gabriel Dias apenas completar para o fundo do gol.
 
Empolgado com a vitória parcial, os alviverdes fizeram logo o quarto. E foi um belo tento. O meia Edílson recebeu a bola na entrada da área e acertou uma bomba no ângulo direito de Charles, que nada pôde fazer: 4 a 2.
 
Com o jogo na mão após abrir boa vantagem, o Palmeiras passou a tocar a bola com qualidade e conseguiu brecar o ímpeto ofensivo do Cruzeiro, segurando o resultado. Após a partida, os garotos palmeirense gritaram bastante e pularam em campo para celebrar a chance de serem campeões e, também, de chamarem ainda mais a atenção do técnico Gilson Kleina, que promete utilizar vários desses jovens no elenco principal alviverde, em 2013.