Topo

'Clone' de Neymar foge de comparações e aposta em 'vitrine' na final para jogar ao lado do astro

Neílton, estrela da semifinal da Copinha, não está confirmado como titular na decisão - Julia Chequer/Folhapress
Neílton, estrela da semifinal da Copinha, não está confirmado como titular na decisão Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/01/2013 17h40

O atacante Neílton, que brilhou na semifinal na Copa São Paulo ao marcar três gols contra o Palmeiras, foge de comparações com o atacante Neymar. A estrela da base santista tem nome, estilo e característica parecida com o astro do clube, porém, o atleta de 18 anos se esquiva sobre o assunto e só pensa em se destacar na decisão contra o Goiás, nesta sexta-feira, no Pacaembu, para atuar ao lado do ídolo na equipe principal do Santos.

“Pretendo (jogar ao lado de Neymar), estou trabalhando para isso. Vou procurar me destacar ao máximo para que isso aconteça. Não só eu, mas todos os jogadores que disputarão essa final”, afirmou Neílton, que foge das comparações com Neymar.

“É muito boa essa comparação com o futebol dele, mas a comparação é mesmo por causa do visual, da aparência, muita gente fala que pareço com ele”, disse.

Neíton possui outras semelhanças com Neymar. A estrela do Santos na Copinha também começou a carreira jogando Futsal, gosta de atuar aberto pelos lados do campo, principalmente na ponta esquerda, e seu contrato com o clube termina em julho de 2014, quando vence o vínculo principal jogador do futebol brasileiro com o alvinegro praiano.  

No entanto, a multa rescisória de Neílton é bem menor – cerca de 15 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões). Já Neymar elevou o valor de sua multa para 65 milhões de euros (aproximadamente R$ 177 milhões) após o último acordo assinado com o Santos.

Apesar de marcar os três gols do Santos na semifinal da Copinha, Neílton não é titular da equipe comandada pelo técnico Claudinei Oliveira. Entretanto, o três gols, um deles um golaço com direito a “chapéu” no zagueiro, deixou o atacante confiante em relação à titularidade na decisão contra o Goiás.

“Fui titular apenas contra o Palmeiras, mas entrei durante os outros jogos. O professor sempre fala para que nós aproveitarmos a oportunidade. Não saiu a escalação, só no vestiário, mas estou confiante e esperançoso em jogar”, disse a revelação santista, que classifica o jogo contra o Palmeiras como o mais marcante de sua carreira até o momento.

“Foi muito marcante, marquei três gols em um clássico, é um sonho, ainda mais para um jovem como eu. Esse jogo marcou minha vida”, concluiu.