Topo

América-MG goleia Goiânia em jogo de três expulsões e pega o Paraná nas oitavas

Atacante Rubens é o destaque do América-MG, que segue vivo na Copa São Paulo de Futebol Júnior - Divulgação/Site do América-MG
Atacante Rubens é o destaque do América-MG, que segue vivo na Copa São Paulo de Futebol Júnior Imagem: Divulgação/Site do América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

15/01/2014 17h55

Após uma campanha fraca na primeira fase, em que se classificou como campeão do Grupo P, com apenas cinco pontos, o América-MG confirmou sua evolução na Copa São Paulo de Futebol Júnior ao golear o Goiânia, por 4 a 1, na tarde desta quarta-feira, em Atibaia. O adversário americano nas oitavas de final será o Paraná Clube, que venceu o CRB-AL, por 3 a 0, em Tatuí.

Apesar de se classificar com goleada, sendo que abriu 3 a 0 nos 45 minutos iniciais, o América-MG terá pelo menos dois desfalques para o confronto com o Paraná, já que teve dois jogadores expulsos – Patrick e Sávio –, logo no começo do segundo tempo. No Goiânia, Ricardo levou cartão vermelho.

O América-MG será o segundo representante mineiro na próxima etapa da Copinha, já que o Atlético-MG já havia se classificado, um dia antes, ao ganhar do Aquidauanense-MS, por 2 a 0, e jogará agora contra o Flamengo-SP. O Cruzeiro foi eliminado pelo Audax, na segunda fase e o Villa Nova não passou da etapa inicial. Já o Goiânia seguiu o mesmo caminho de Goiás e Vila Nova, deixando o futebol goaino sem representantes.

Os dois times chegaram invictos à segunda fase. O América-MG, que conseguiu sua primeira vitória diante do Atibaia, por 3 a 0, na última rodada, havia empatado seus dois jogos iniciais. Já o Goiânia, que foi campeão do Grupo O, com sete pontos, obteve duas vitórias e um empate. O confronto desta quarta-feira, no entanto, não teve equilíbrio e foi definido nos 45 minutos iniciais.

O primeiro tempo começou com domínio do América-MG, que levou bastante perigo ao adversário, enquanto o Goiânia, escalado pelo técnico Fabrício Carvalho com três volantes, priorizava a marcação. E o time americano teve boa chance para abrir o marcador, aos 9 min, quando Xavier cobrou falta e Rubens, por pouco não conseguia finalizar.

A equipe mineira mandou bola no travessão, aos 29 min, com Rubens, principal jogador americano na campanha na Copinha. Dois minutos depois, o alto atacante colocou o América-MG à frente do placar, balançando as redes adversárias pela quinta vez nesta competição.

Mesmo em desvantagem , o Goiânia não conseguia atacar e seguia pressionado pelo clube de Belo Horizonte. Tanto que aos 36 min, o América-MG chegou ao segundo gol, marcado por Patrick, após receber passe de Rubens e tocar na saída do goleiro Túlio. Nos acréscimos, aos 48 min, Rubens fez o terceiro gol do América-MG.

Logo no recomeço do jogo, Ricardo foi expulso para o Goiânia. Aos 3 min, Rubens marcou de novo e aumentou a vantagem para 4 a 0. Logo depois, foi a vez do americano Patrick levar cartão vermelho. As expulsões em série não terminaram ali. Sávio também saiu mais cedo, deixando o América-MG com nove atletas em campo. Com a vantagem numérica, o Goiânia fez gol, aos 12 min, por meio de Lucas Tabata, e pressionou o restante da partida, enquanto o América-MG se defendeu e garantiu a classificação.

Em Tatuí, o Paraná Clube conseguiu sua classificação, com tranquilidade, ao fazer 3 a 0 sobre o CRB-AL. A vaga foi encaminhada ainda no primeiro tempo, quando abriu a vantagem de 2 a 0. Leandro fez 1 a 0 para o time paranaense, aos 16 min, completando boa jogada individual de Lucas Moura, que cruzou rasteiro. Dez minutos depois, o time paranaense ampliou sua vantagem, com gol assinalado por Renan Costa. No segundo tempo, Leandro, aos 24 min, aumentou a vantagem paranista, que confirmou sua passagem às oitavas de final da Copinha..