Topo

Jovem de 16 anos brilha, Vasco goleia Taubaté e avança na Copa SP

Destaque da seleção sub-17, Evander comandou classificação do Vasco na Copinha - Divulgação/Vasco.com.br
Destaque da seleção sub-17, Evander comandou classificação do Vasco na Copinha Imagem: Divulgação/Vasco.com.br

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/01/2015 15h57

O Vasco confirmou o favoritismo no grupo P e está classificado para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Comandado pelo jovem meia Evander, de apenas 16 anos e autor de três gols, o Cruzmaltino venceu o Taubaté por 6 a 0 no início da tarde deste sábado, no estádio Joaquim de Moraes Filho, e garantiu sua vaga nas oitavas de final do torneio. Daniel, duas vezes, e Richard completaram o placar para os cariocas.

Na próxima fase (oitavas de final), a tendência é que o Vasco encare o Cruzeiro, líder do grupo O. A definição, no entanto, ocorrerá apenas no final da tarde. O time mineiro encara o Primavera-SP às 16h e precisa apenas de um empate. Com a derrota deste sábado, o Taubaté acabou eliminado na Copinha.

Fases do jogo: O caráter decisivo do jogo fez com que os primeiros minutos fossem muito disputados em Taubaté. E com o apoio da torcida, o time da casa chegou a assustar o Vasco e ensaiar uma pressão em busca da vaga na próxima fase. No entanto, a qualidade técnica do time de São Januário fez a diferença e eliminou qualquer chance dos paulistas.

Com dois belos chutes de Evander de fora da área, aos 12 e aos 14 minutos, o Vasco fez 2 a 0 no placar e freou as investidas do Taubaté. Com a boa vantagem, os cariocas administrar a vantagem. E mesmo se poupando sob o forte calor, ainda ampliaram a vantagem com Daniel aos 45 minutos do primeiro tempo, em rebote de chute de Bruno Cosendey.

E a jogada que encerrou a etapa inicial abriu a segunda metade do jogo. Daniel, em novo rebote após chute de fora da área de Cosendey, aproveitou o rebote e fez 4 a 0 para o Vasco.
Os chutes de fora da área eram o caminho para o Vasco. Assim nasceu o quinto gol. Evander finalizou, o goleiro Ferrer, mais uma vez, não segurou e Caio Monteiro sofreu o pênalti no rebote. O artilheiro do jogo cobrou, marcou seu terceiro na partida e fez 5 a 0 para o Vasco.

E os cariocas queriam mais, apesar do calor e da situação já resolvida. De pênalti, aos 32 minutos, Richard ampliou para o Vasco, e deu números finais à goleada: 6 a 0.

Melhor: Evander – destaque do Vasco e da seleção brasileira sub-17, o meia resolveu a partida com dois belos gols no primeiro tempo e um pênalti bem batido na etapa final

Pior: Jefinho – o meia eliminou qualquer chance de reação do Taubaté ao ser expulso ainda no primeiro tempo. Com um carrinho duro em Evander, ele recebeu o cartão vermelho direto

Chave do jogo: Os chutes de Evander. Em menos de três minutos, o meia vascaíno acertou duas belas finalizações e encaminhou a vitória dos cariocas ainda no primeiro tempo

Para lembrar: A vitória deste sábado foi a terceira seguida do Vasco e confirmou os 100% de aproveitamento do time carioca na fase de grupos da Copinha. Antes, o Cruzmaltino venceu o Araxá (2 a 0) e o Serrano-BA (4 a 0)

A excelente campanha deste ano ajuda a apagar a decepção de 2014, quando os vascaínos foram eliminados ainda na primeira fase.

TAUBATÉ 0 x 6 VASCO

Data: 10/01/2015 (sábado)
Local: Estádio Joaquim de Moraes Filho, em Taubaté (SP)
Árbitro: Norberto Silveira
Cartões amarelos: Gabe (TAU); Daniel (VAS)
Cartão vermelho: Jefinho (TAU)
Gols: Evander, aos 12 e aos 14 minutos do primeiro tempo, e aos 13 do segundo tempo; Daniel, aos 45 minutos do primeiro tempo, e 1 minuto do segundo tempo; e Richard, aos 32 do segundo tempo

Taubaté
Ferrer; João Paulo, Léo Turbo, Rafael e Leandro Boca (Michel); Henrique, Bih, Gábe (Lucas Leal) e Jefinho; Renan e Ninão
Técnico: Renê Hoffman

Vasco
Gabriel Félix; Richard, Italo, Kadu Fernandes (Sinval Júnior) e Marcio; Lucas Barboza, Bruno Cosendey (Caio Monteiro), Andrey e Evander; Renato Kayzer e Daniel
Técnico: Rodney Gonçalves