Na estreia de Renato Gaúcho, Leão rouba a cena e cria polêmica contra ex-clube
A festa era para Renato Gaúcho. Recebido por centenas de torcedores no aeroporto, o novo técnico do Grêmio fazia sua estreia no estádio Olímpico. Mas foi o treinador do Goiás, Emerson Leão, também ex-jogador do Grêmio, quem roubou a cena, venceu a partida e ainda criou uma polêmica contra o ex-clube.
-
Ídolo do Grêmio, Renato Gaúcho foi recebido com festa na estreia como técnico no Olímpico...
-
... mas Emerson Leão, também ex-jogador do Grêmio, ofuscou a estreia com vitória e polêmica.
A rusga começou dias antes do jogo da volta entre Grêmio e Goiás pela Copa Sul-Americana. Emerson Leão ficou incomodado com uma suposta declaração do presidente do Grêmio, Duda Kroeff, que teria dito que o momento era propício para a troca de treinador, já que o adversário, o Goiás, seria mais fácil.
“Dizem que não deu entrevista, mas falou para amigos num volume alto. Conheci o pai dele, era de uma respeitabilidade incomum. Pena que ele não seguiu o exemplo”, disparou Leão antes da partida. Após a vitória do Goiás por 2 a 0, voltou à carga: “Falaram demais. Nós não falamos nada e nem vamos falar”.
Duda Kroeff negou ter feito qualquer declaração e ainda se demonstrou chateado com a referência ao pai, Fernando Kroeff, patrono do Grêmio, falecido em 1997.
“Não sei de onde saiu essa coisa. Imagina se eu iria desrespeitar o Goiás, um tremendo clube. Nunca fiz isso com equipe nenhuma”, disse Kroeff. “Mas fiquei chateado com o Leão, ele poderia ter falado comigo. Já saiu falando de mim, do meu pai. Realmente não gostei, ele se precipitou”, completou, lembrando que não guarda rancor que aceita conversar com Leão.
A vitória do Goiás e a polêmica com Emerson Leão, goleiro do Grêmio no título do Campeonato Brasileiro de 1981, ofuscaram a estreia de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio.
Recepcionado por centenas de gremistas no aeroporto, Renato chegou a Porto Alegre por volta do meio-dia desta quinta e concedeu entrevista coletiva já no hotel da concentração dos jogadores. À noite, já estava na casamata do Olímpico para comandar o Grêmio.
Renato Gaúcho pisou na pista atlética e logo foi para o reservado, sem poder ser visto pela torcida. Cercado por fotógrafos e cinegrafistas, o novo treinador do Grêmio saiu da casamata e os 14 mil gremistas presentes o ovacionaram. Renato então aplaudiu os torcedores e vibrou, cerrando os punhos e dando socos para o alto.
Com a bola rolando, o treinador ficou de pé na área técnica, oscilando entre a observação silenciosa e algumas orientações e reclamações contra a arbitragem. O gol do Goiás logo aos nove minutos interrompeu a lua-de-mel com a torcida, que passou a vaiar a equipe em canto. Ao final do jogo, torcedores protestaram e chegaram a apedrejar automóveis de meios de comunicação.
Maior ídolo do Grêmio, por ter sido o herói das conquistas da Libertadores e do Mundial Interclubes em 1983, Renato Gaúcho fez questão de afirmar que não chega ao estádio Olímpico para fazer mágica com a equipe que está na zona do rebaixamento do Brasileirão. “Falei para os jogadores que não chegaria com uma varinha mágica e resolveria tudo, mas o trabalho vai mudar as coisas. Estamos precisando é de uma vitória para dar moral e confiança ao grupo”, afirmou na coletiva após a partida.
Nesta sexta, os jogadores já entram em regime de concentração. No sábado, Renato Gaúcho comanda o primeiro treinamento efetivo. No domingo, volta a encarar Goiás e Emerson Leão, desta vez pelo Campeonato Brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.