Topo

Barcelona avança na Sul-Americana; Universidade do Chile estreia com empate

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/08/2010 00h37

Depois de superar o Universidad Cesar Vallejo por 2 a 1 no Peru, o Barcelona-EQU voltou a vencer o rival nesta terça-feira, desta vez em Guayaquil, por 3 a 1, e garantiu vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana, na qual enfrenta o Peñarol, do Uruguai. Já o Universidade do Chile, semifinalista na última Libertadores, fez seu primeiro jogo pelo torneio e ficou apenas no empate por 2 a 2 contra o Oriente Petrolero, em Santiago.

Precisando reverter a situação do jogo de ida, o Universidad Cesar Vallejo tomou a iniciativa e partiu para cima do Barcelona mesmo jogando fora de casa. Mas um erro da defesa na saída de bola do time peruano acabou oferecendo a bola de presente para Daniel Noir, que precisou finalizar duas vezes de fora da área para vencer a defesa do Universidad e depois o goleiro Joel Pinto, aos 10min.

A resposta do time da casa veio aos 32min, após uma jogada maravilhosa dentro da área. Jorge Luiz Cazulo recebeu lançamento e ‘pisou’ de calcanhar para Ricardo Caldas, que encheu o pé e acertou uma bomba, sem chances para Máximo Banquera. Mas a alegria dos peruanos durou pouco. Praticamente na saída, o Barcelona respondeu com uma jogada tão bonita quanto.

Cristian Sánchez lançou pelo alto para Juan Samudio, que de primeira, na meia-lua, tocou para Matías Oyola; o meio-campista matou no peito e bateu na saída do goleiro, marcando um golaço e colocando o Barcelona novamente à frente no placar. Samudio, aos 15min, fechou o placar. Após rebote da trave, o atacante teve calma para ameaçar o chute, deixar um zagueiro no chão e depois tocar a bola para as redes já com o gol livre.

Em Santiago, os quatro gols saíram apenas nos últimos 45 minutos. O Universidade do Chile foi surpreendido logo no início da etapa final e viu-se perdendo por 2 a 0 em menos de cinco minutos, com gols de Hoyos e Salcedo, em toque por cobertura. A reação dos anfitriões veio logo na sequência, com Bueno marcando de cabeça.

Já aos 25min, Puch acertou um belo chute de fora da área e deixou tudo igual. A pressão do Universidade do Chile continuou, mas o gol da virada não saiu. O jogo de volta acontece na próxima terça-feira, na Bolívia. Empate sem gols ou por 1 a 1 garante o Oriente Petrolero para a fase seguinte, enquanto nova igualdade por 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis.