Topo

Peñarol sofre, mas volta a vencer Barcelona-EQU e enfrenta Goiás nas oitavas

Pacheco comemora gol do Peñarol na vitória sobre o Barcelona-EQU - REUTERS/Andres Stapff
Pacheco comemora gol do Peñarol na vitória sobre o Barcelona-EQU Imagem: REUTERS/Andres Stapff

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/09/2010 21h14

O Goiás terá pela frente um clube de bastante tradição nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Dono de cinco títulos da Libertadores, o Peñarol voltou a vencer o Barcelona-EQU nesta terça-feira - desta vez por 2 a 1, em Montevidéu - e garantiu uma vaga na próxima fase da competição. O jogo de ida, no Equador, havia sido 1 a 0 para o time uruguaio.

Depois de abrir o placar aos 26min do segundo tempo, o Peñarol viu seu goleiro entrar com bola e tudo depois de um cruzamento e empatar novamente a partida. Precisando de apenas mais um gol para se classificar, o Barcelona-EQU pressionou no final e por muito pouco não virou a partida. Já nos acréscimos, Pacheco marcou de pênalti e garantiu a vitória dos uruguaios.

O Peñarol apenas administrou o jogo no primeiro tempo. Tanto é que, muitas vezes, preferiu segurar a bola ao invés de sair para o ataque. Mesmo assim, foi quem mais criou chances na partida. O Barcelona-EQU apenas chegou com perigo em um chute de longa distância de Ricardo Noir, defendido com extrema competência por Sebastián Sosa.

Na segunda etapa, o meia Martinuccio comandava o time da casa e criava uma série de oportunidades a favor do Peñarol, mas os atacantes do time uruguaio não acompanhavam o ritmo do camisa 10 e deixavam de aproveitar as chances. Porém, quando os equatorianos começavam a gostar do jogo, os anfitriões finalmente conseguiram abrir o placar.

Matías Corujo conseguiu avançar pela linha de fundo após um belo drible e cruzou na medida para Jonathan Ramis (que havia entrado no segundo tempo) chegar de carrinho e mandar para as redes, aos 27min. Mas cinco minutos depois, em lance confuso, o goleiro Sosa acabou entrando com a bola em seu gol e colocou ‘fogo’ na disputa.

Naturalmente, o Barcelona-EQU ‘esqueceu’ de se defender e partiu para o ataque. Por muito pouco não virou o jogo, mas Sosa redimiu-se da falha e fez boas defesas. Já nos acréscimos, Pacheco converteu pênalti e definiu o confronto.