Topo

Tolima elimina Petrolero e avança; jogador fratura a perna em lance criminoso

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/09/2010 00h40

Com uma vitória de 2 a 0 sobre o Oriente Petrolero, o Deportes Tolima garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana após ter perdido o jogo de ida, na Bolívia, por 1 a 0. Agora, enfrenta o Banfield, da Argentina, na próxima fase da competição. Porém, o duelo disputado nesta terça-feira, na Colômbia, ficou marcado por um lance criminoso que provocou a fratura da perna de Francisco Argüello, jogador do time boliviano.

LANCE CRIMINOSO PROVOCA FRATURA

  • Reuters/John Vizcaino

    Argüello precisou deixar o campo de maca após a entrada criminosa de Jhon Hurtado, do Tolima

  • Reprodução/News of the World

    Em fevereiro de 2008, o jogador Eduardo, brasileiro naturalizado croata, passou por situação parecida quando ainda atuava com a camisa do Arsenal

Na metade do primeiro tempo, o meio-campista Jhon Hurtado - do Deportes Tolima - acabou solando Argüello de forma totalmente imprudente; o volante do Oriente Petrolero teve sua perna direita fraturada e precisou ser removido do gramado de maca, sendo em seguida levado para um hospital. Hurtado, porém, não foi expulso pelo árbitro, mas logo foi ‘sacado’ pelo técnico Hernán Torres.

O lance foi muito semelhante ao que aconteceu com o brasileiro naturalizado croata Eduardo, em fevereiro de 2008. Atuando pelo Arsenal, o atacante fraturou a perna esquerda após uma entrada criminosa de Martin Taylor, do Birminghan. O jogador sofreu uma fratura exposta e ficou quase um ano longe dos gramados.

Antes do lance com Argüello, uma troca de agressões entre Bolivar, do Tolima, e Peinado, do Oriente Petrolero, já havia provocado uma enorme confusão entre os jogadores. Nesta oportunidade, porém, o árbitro foi mais rigoroso e acabou expulsando ambos da partida. Antes disso, Tamayo e Perlaza haviam marcado a favor dos donos da casa, gols estes que garantiram a classificação do Deportes Tolima.

Na etapa final, o Oriente Petrolero buscou a todo custo o gol que lhe garantiria na próxima fase do torneio continental. O time boliviano pressionou até os minutos finais - inclusive com uma finalização aos 49min que passou muito perto do gol. Porém, o Deportes Tolima conseguiu manter o placar de 2 a 0 e conquistar a classificação diante de sua torcida.