Topo

Com camisa histórica de Jardel, André Lima define para o Grêmio e agradece ídolo

André Lima celebra gol marcado com camisa histórica de Jardel, no Grêmio - EFE/Neco Varella
André Lima celebra gol marcado com camisa histórica de Jardel, no Grêmio Imagem: EFE/Neco Varella

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2012 00h26

André Lima subiu mais alto que a defesa e aparou um escanteio de cabeça para a rede do Coritiba. Assim o Grêmio começou com o pé direito a Copa Sula-Americana, nesta terça-feira, no Olímpico. Protagonista no 1 a 0, André Lima - que usa o número histórico de Jardel - disse se inspirar no ídolo do clube.

André queria a 99, mas a Conmebol impõe números de 1 a 25. O modo que ocorreu a opção pelo 16 foi revelado pelo centroavante. Uma reunião e a indicação do Sr. Verardi - diretor histórico gremista - foi fundamental na opção.

"Ele [Sr. Verardi] me chamou na sala dele e mostrou os números que tinham sobrado. A 99 não poderia ser usada. Eu pedi uma opinião, como sempre fiz. Ele disse que o 16 era do Jardel e poderia me ajudar. É clado que a camisa não joga sozinha, mas ele lembrou que o Jardel jogava um pouco parecido comigo", revelou André. "Eu conheci o Jardel no jogo contra o Fortaleza, dei um abraço nele e o número me deu sorte. Só tenho a agradecer. Fiquei muito feliz", acrescentou.

André é, naturalmente, reserva. Mas sempre que entra ajuda o Grêmio. Durante boa parte do Brasileirão foi goleador do time. Atualmente tenta participar ativamente da maioria dos compromissos.

A camisa 'abençoada' teve muitos donos desde Jardel. Mais recentemente, com a instituição da numeração fixa, Diego Clementino em 2011, Yuri Mamute no início da temporada vestiam o 16. Nos jogos que não da Sul-Americana, Fábio Aurélio é quem tem tal numeração.

"O Jardel tem uma história maravilhosa no Grêmio. Não só de gols, mas de muitos títulos. Lembro um pouco dele jogando. Fazia muitos gols de cabeça ou com os pés. Sou admirador dele. Então quis mostrar que aquela camisa era de respeito. Que eu faria de tudo para dar conta do recado", finalizou André, que ao marcar mostrou o número para os aficionados.

Com a vitória, o Grêmio joga por qualquer empate, vitória, ou derrota por um gol de diferença desde que marque um como visitante, que segue na Copa Sul-Americana. O compromisso de volta ocorre dia 23 de agosto, no Couto Pereira.

Antes disso, porém, o pensamento volta ao Brasileiro. O próximo compromisso será no domingo, contra o Bahia, às 16h, no estádio Olímpico, pela 14ª rodada.