Topo

Grêmio valoriza o São Paulo e evita prever encontro brasileiro na Sul-Americana

Formado no São Paulo, Marco Antonio enaltece qualidades do oponente deste domingo - AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES
Formado no São Paulo, Marco Antonio enaltece qualidades do oponente deste domingo Imagem: AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/11/2012 10h56

O Grêmio enfrenta o São Paulo neste domingo pelo Brasileirão. O duelo da 35ª rodada ocorre no Olímpico, às 17h. Mais tarde, um novo encontro pode ocorrer, já que ambos defendem vantagens das quartas de final da Sul-Americana. Valorizando o oponente, o time gaúcho evita pensar no futuro distante.

GRÊMIO COMEÇA PLANEJAMENTO DE 2013

  • O Grêmio pode romper um incômodo jejum de títulos que já dura desde 2010, quando o Gauchão foi a última taça levantada. Mas nem a perspectiva positiva que traz a chance de conquistar a Sul-Americana impede o início da reformulação do elenco. A iminente saída de Gilberto Silva e a renovação de Vanderlei Luxemburgo ocorrem simultaneamente ao fim do ano, ignorando o importante momento vivido dentro de campo

Mesmo que não seja tão distante assim. Se tricolores de Porto Alegre e São Paulo passarem às semifinais, os dois jogos pela Sul-Americana ocorrerão logo em seguida, na semana após as quartas.

"Não podemos pensar no São Paulo sem ainda jogar com o Millonarios. Não adianta pensar na frente e acabar perdendo a classificação. Primeiros vamos avançar, e o São Paulo também precisa se classificar", garantiu o meia Marco Antonio.

O jogo de volta para os gremistas ocorre na quinta-feira que vem, dia 15, às 22h15 (horário de Brasília), no estádio El Canpín, em Bogotá. O Grêmio já parte para Colômbia na próxima segunda-feira para se adaptar aos 2.600 metros de altitude da cidade. No jogo de ida, Grêmio 1 a 0, ou seja, avança com empates, vitórias ou até derrotas por um gol de diferença desde que marque como visitante.

Já o São Paulo joga nesta quarta-feira diante da Universidad de Chile às 21h50 (horário de Brasília), no Pacaembu. No jogo de ida, 2 a 0 para o São Paulo. Ou seja, a situação do time paulista é ainda mais tranquila. A classificação ocorre com vitória, empate, ou derrotas por um gol de diferença, independente do placar.

Mas os gremistas evitam planejar o encontro forçado entre brasileiros na Sul-Americana e reconhecem a qualidade do rival que será enfrentado neste domingo pelo nacional, talvez em prévia do torneio continental.

"Eles têm grandes jogadores, e isso não é novidade para ninguém pois o São Paulo sempre formou grandes times e fez boas campanhas. O Grêmio também. Será um jogo de alto nível. Vamos fazer de tudo para aumentar a distância em relação a eles na tabela", finalizou Marco Antonio.

De fato, Grêmio e São Paulo estão próximos também no Brasileiro. Atualmente somente quatro pontos distanciam ambos na classificação. Os jogadores do time gaúcho voltam a treinar na tarde desta quarta-feira.