Topo

Vitória tem gol mal anulado, perde para o Nacional e deixa a Sul-Americana

Goleiro Fernández, do Vitória, lamenta após levar gol de Bocanegra - EFE/RAUL SPINASSÉ
Goleiro Fernández, do Vitória, lamenta após levar gol de Bocanegra Imagem: EFE/RAUL SPINASSÉ

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/10/2014 21h08

O sonho do título inédito acabou para o Vitória nesta quinta-feira ao perder para o Atlético Nacional-COL por 1 a 0, no Barradão, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Bocanegra marcou o único gol da partida, que contou com uma falha do goleiro Fernández na jogada. Os baianos, que passam a concentrar suas forças somente no Campeonato Brasileiro, ainda tiveram um gol mal anulado pela arbitragem.

A equipe colombiana enfrentará o Universidad César Vallejo na sequência na competição. O time peruano eliminou o Bahia, na última quarta, nos pênaltis.

Fases do jogo:
O jogo começou movimentado e o Vitória era mais presente no ataque. Os donos da casa atuavam com lances em velocidade pelos lados do campo e nas bolas paradas. Edno, aos dez, quase abriu o placar com um gol olímpico. Armani estava atento e fez a defesa.

Após um início de pressão, o Vitória viu o Atlético Nacional equilibrar a partida e criar algumas chances mais claras para marcar. Os colombianos chegaram com maior perigo, aos 25, quando Bocanegra cabeceou para fora após cobrança de falta. No fim da etapa, aos 43, a equipe da casa criou a principal chance quando Dinei finalizou após cruzamento da direita e Armani defendeu.

A segunda etapa começou com o Vitória tentando implantar seu jogo, mas pecava no último passe e a partida seguia empatada. O time colombiano tentava se organizar e tocava bem a bola. O gol acabou saindo, aos 24, após um erro de Roberto Fernández. Cárdenas cobrou escanteio, o arqueiro saiu mal da meta, Nájera cabeceou na trave e Bocanegra marcou no rebote.

Na tentativa de buscar o empate, a equipe mandante sacou Marcinho e Richarlyson para promover as entradas de Luiz Aguiar e Marcos Júnio, respectivamente. O Vitória ensaiou uma reação e chegou a marcar, aos 39. Dinei estufou a rede, mas a arbitragem anulou erradamente assinalando impedimento. O Atlético Nacional segurou a vantagem e tocou a bola para vencer a partida.

O melhor:
Cárdenas.
O meia do Atlético Nacional foi a principal figura no meio-campo e ainda cobrou o escanteio que originou no gol dos colombianos.

O pior:
Marcinho.
O meia-atacante esteve longe das suas melhores atuações e foi facilmente marcado pela defesa do Atlético Nacional. Ele deixou o jogo no segundo tempo logo após o gol do time visitante.

Chave do jogo:
O Atlético Nacional controlou bem as ações do Vitória e aproveitou uma das poucas oportunidades que teve para marcar o gol da classificação.

Para lembrar:

Roupa nova.
Os jogadores do Vitória estrearam o novo terceiro uniforme do clube na noite desta quinta-feira. A nova camisa tem a cor preta com listras vermelhas e douradas, além do número nas costas também 'de ouro'.

Próximo jogo. O Vitória volta a jogar no domingo, às 18h30, quando enfrenta o Cruzeiro, no Barradão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

VITÓRIA 0 x 1 ATLÉTICO NACIONAL-COL

Data:
16/10/2014 (domingo)
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Diego Abal (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
Cartões amarelos: Marcinho (Vitória); Bernao, Nájera e Mejía (Atlético)
Gol: Bocanegra, aos 24 minutos do primeiro tempo

VITÓRIA
Roberto Fernández, Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Mansur; Luiz Gustavo (William Henrique), Richarlyson (Marcos Júnio) e Marcinho (Luiz Aguiar); Edno, Dinei e Vinícius
Técnico: Ney Franco

ATLÉTICO NACIONAL
Armani, Nájera, Henriquez e Murillo; Bocanegra, Bernao (Mejía), Guisao, Cárdenas e Farid Díaz; Luis Ruiz (Tréllez) e Copete (Cardona)
Técnico: Juan Carlos Osorio