Topo

Espanhol - 2019

Gol relâmpago derruba Real, que interrompe série e deixa Barça escapar

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/01/2010 18h58

Kaká e Cristiano Ronaldo bem que tentaram, mas os galácticos do Real Madrid não evitaram sua primeira derrota em 2010. Com um gol relâmpago de Llorente, a equipe perdeu por 1 a 0 para o Athletic Bilbao, interrompeu sua série invicta e ainda deixou o arquirrival Barcelona se afastar na liderança do Campeonato Espanhol.

A expectativa era pelo segundo jogo de Kaká após a volta de contusão e o desempenho da dupla com Cristiano Ronaldo. O meia teve boa atuação, com três chances claras de gol e duas assistências, mas parou na bela atuação do goleiro francês Iraizoz.

Assim, os merengues seguem na vice-liderança do torneio com 41 pontos, cinco a menos que o líder Barcelona, que goleou o Sevilla por 4 a 0 neste sábado. Além de perder a chance de encostar, o Real ainda interrompeu uma sequência de seis jogos invicto, sendo cinco vitórias (Almería, Olympique, Valencia, Zaragoza e Mallorca) e um empate diante do Osasuna.

Já o Athletic, mesmo com o triunfo, segue na zona intermediária da tabela e ocupa a sétima colocação com 30 pontos. A equipe voltou a vencer após dois jogos, um empate (Málaga) e uma derrota para o Mallorca. A última vitória havia sido no dia 19 de dezembro diante do Osasuna por 2 a 0.

Os galácticos foram surpreendidos logo de cara. Com um minuto, o Athletic acertou a trave duas vezes. Gurpegui chutou de fora da área para mandar no poste e, no rebote, Toquero mirou novamente a trave. Mas no minuto seguinte, a equipe deixou sua marca. Em um erro defensivo do Real em um escanteio de Yeste, LLorente, livre, marcou de cabeça.

Após o gol, o Real acordou. Aos 7 minutos, por pouco não marcou depois de um arremate de Xabi Alonso, que o goleiro francês Iraizoz tirou. Pouco depois, Benzema pegou de longe, mas falhou na finalização.

E a equipe madrilenha seguiu como a dona do primeiro tempo, tentando com as estrelas Benzema, Kaká e Cristiano Ronaldo. Aos 24 minutos, o português recebeu de Ramos, a bola fez uma parábola e quase entrou se não fosse mais uma vez o goleiro adversário. Benzema, que reclamou de estar na reserva durante a semana, também teve sua chance após receber de Kaká e acertar a trave.

Na etapa final, o time de Madri voltou a dominar. Aos 15min, o português tentou novamente, mas parou no arqueiro. Pouco depois, Kaká tentou novo chute, mas Iraizoz pegou em dois tempos. E ainda teve tabela. O brasileiro recebeu passe de Cristiano Ronaldo, mas pegou mal na bola que saiu. Nos acréscimos, mais trabalho para o goleiro.

No primeiro jogo do dia, o Osasuna bateu o Espanyol com dois gols em dois minutos e subiu duas posições na tabela, alcançando a 12ª colocação com 20 pontos. Já o adversário caiu para 14º com 19 pontos. Os gols foram marcados por Juanfran e Pandiani, aos 7 e aos 9 minutos do primeiro tempo, respectivamente.