Topo

Espanhol - 2019

Messi faz gol 101, Barça vinga Sevilla com goleada e é 'campeão de inverno'

Messi comemora gol de número 101 na vitória do Barcelona sobre o Sevilla no Campeonato Espanhol - AP Photo/Manu Fernandez
Messi comemora gol de número 101 na vitória do Barcelona sobre o Sevilla no Campeonato Espanhol Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/01/2010 20h56

O Barcelona conquistou mais um título, ao menos simbólico, para sua galeria em grande estilo. Após deslanchar nos minutos finais, a equipe se vingou do Sevilla pela eliminação na Copa do Rei com uma sonora goleada por 4 a 0, sendo dois de Messi que fez seu gol número 100 pelo clube. Assim, a equipe catalã aproveitou o tropeço do Real Madrid, abriu boa vantagem e garantiu com uma rodada de antecedência o título do primeiro turno do Campeonato Espanhol.

O Barça foi a 46 pontos, contra 41 do Real Madrid, que perdeu para o Athletic Bilbao por 1 a 0 neste sábado. O líder ainda manteve sua invencibilidade no Espanhol com 14 vitórias e quatro empates.

Na semana passada, o Sevilla foi responsável pela primeira decepção da era Guardiola no clube. Após um ano perfeito com a conquista de todas as competições disputadas, a equipe eliminou o atual campeão mundial na Copa do Rei da Espanha.

Mas, apesar da peça que pregou, o time de Luis Fabiano não vive boa fase no nacional chegando à quarta derrota seguida (havia perdido para Racing, Atlético de Madri e Getafe). A última vitória aconteceu no dia 13 de dezembro sobre o Sporting Gijón por 1 a 0, fora de casa. Agora, o time é sexto com 30 pontos, atrás do Mallorca no saldo de gols.

O primeiro tempo teve amplo domínio do Barcelona com maioria esmagadora da posse de bola, 74% contra 26%. No entanto, a equipe não conseguiu criar muitas chances reais de gol, enquanto o adversário ficou todo atrás e tentava sair algumas vezes no contra ataque. Aos 28 minutos,  cabeçada do Puyol levou perigo, mas não foi certeira. O goleiro Palop fez três ótimas defesas.

Logo no início do segundo tempo, o Barça foi beneficiado por um gol contra. Rafa Márquez recebeu de Messi e tocou para Piqué chutar. O zagueiro do Sevilla Escudé, que por sinal havia feito um ótimo primeiro tempo, tentou cortar, mas mandou contra a própria meta.

Pressionando, a equipe esbarrava na defesa adversária, mas aos poucos se abriu. Tanto que os mandantes chegaram ao segundo tento, anulado por impedimento. Aos 25min, Xavi tocou para Pedro que, na cara do gol, só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Aos 40 minutos, viria o gol mais simbólico. Após passe de Xavi para Daniel Alves, Messi aproveitou a chance do meio da área. O argentino atingiu um feito importante ao marcar seu centésimo gol em jogos oficiais com a camisa do Barça. Já nos acréscimos, ele ainda teve tempo para mais um ao receber e invadir a área.