Topo

Espanhol - 2019

Messi marca, e Barcelona bate Getafe para seguir invicto e na liderança

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/02/2010 18h59

O Barcelona segue arrasador no Campeonato Espanhol, assim como argentino Lionel Messi. Com mais um gol do craque argentino, o time catalão manteve a liderança e invencibilidade no Nacional ao ganhar do Getafe por 2 a 1, no estádio Camp Nou, em Barcelona. A partida foi válida pela 21ª rodada da competição. O Barça jogou boa parte da partida com um jogador a menos.

Com o resultado positivo, o Barcelona soma agora 17 vitórias e quatro empates, sem ainda sofrer nenhum revés na edição 2009/2010 do Espanhol. O time comandado pelo técnico Pepe Guardiola ocupa o primeiro posto 55 pontos. O Getafe soma 32 pontos e está na sétima posição no torneio.

Contando com o apoio da torcida catalã, o Barcelona saiu na frente logo nos primeiros lances de partida. Aos 5 minutos, após cruzamento na área, a bola ficou com Inesta. O meia espanhol rolou para Messi, que bateu de fora da área para superar o goleiro Codina. Este foi o 16º gol do argentino no Espanhol - ele lidera a artilharia, com um gol a mais que David Villa, do Valencia.

Mas a superioridade do Barcelona em campo acabou aos 25 minutos, quando Gerard Piqué fez uma falta violenta em Rafa Lopez e recebeu cartão vermelho direto. Após sofrer alguns sustos, o Barça conseguiu ampliar a vantagem aos 21 minutos da etapa complementar. Desta vez foi Messi que serviu um companheiro de equipe. O melhor jogador do mundo da Fifa na temporada passada fez boa jogada individual e tocou para Xavi, que ficou sozinho com o goleiro do Getafe e mandou para as redes.

O Getafe ainda conseguiu descontar nos acréscimos. O zagueiro mexicano Rafa Márquez derrubou Kepa na área e também foi expulso, deixando o Barcelona com nove jogadores em campo. O árbitro da partida assinalou pênalti, que foi convertido por Soldado, aos 48 minutos do segundo tempo.

Já no estádio Mestalla, o Valencia se reabilitou da derrota do último fim de semana e superou o Valladolid por 2 a 0 e segue firme na terceira colocação do Espanhol, com 42 pontos. Os dois gols do confronto saíram no primeiro tempo.

O Valencia começou a partida de forma arrasadora e saiu na frente logo aos 8 minutos, com Ever Banega. O meia argentino ganhou a bola próximo da grande área e bateu para vencer o goleiro Justo Villar. Os donos da casa ampliaram aos 29min, quando o atacante David Villa recebeu cruzamento na área e desviou de cabeça para fazer o segundo da partida.