Topo

Espanhol - 2019

Barcelona vence Mallorca 'no limite' e volta a jogar pressão para o Real

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/03/2010 17h53

Desta vez Messi não foi decisivo. Poupado em função do compromisso no meio de semana, pela Liga dos Campeões, o craque argentino entrou somente no segundo tempo e não teve participação no gol de Ibrahimovic, após cobrança de escanteio. Mas foi justamente após sua entrada que o Barcelona garantiu a vitória por 1 a 0 diante do Mallorca, fora de casa, neste sábado, e voltou a abrir três pontos na liderança do Espanhol. Com isso, joga novamente a pressão para o Real Madrid, que tem clássico contra o Atlético de Madri neste domingo, pela 29ª rodada.

Esta foi apenas a segunda derrota do Mallorca jogando no estádio Son Moix. Antes do Barcelona, o atual quarto colocado do espanhol, com 47 pontos, havia perdido apenas para o Sevilla, justamente a equipe que está em sua “cola” na classificação e pode assumir a quarta posição da tabela em caso de vitória da equipe do brasileiro Luis Fabiano diante do Villarreal, fora de casa, neste domingo. Os catalães, por sua vez, direcionam suas atenções para a partida de terça-feira, contra o Arsenal, em jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.

Sem Messi e Xavi, poupados, o Barcelona sofreu no começo e levou um susto logo após o apito inicial. O atacante Audriz surpreendeu com um chute de fora da área e acertou a trave; no rebote, Castro pegou de primeira e Valdés salvou os visitantes. Depois de um começo surpreendente do Mallorca, o time catalão enfim entrou no jogo. Primeiro, Pedro encontrou o gol, mas estava em posição irregular. Em seguida, o brasileiro Maxwell, de cabeça, mandou no ângulo direito do gol de Aoate, que fez excelente defesa.

CARTÃO AMARELO FORÇADO

Temendo ficar fora do clássico contra o Real Madrid, no dia 11 de abril, Daniel Alves forçou um cartão amarelo na vitória do Barça. Com isso, o lateral brasileiro irá cumprir suspensão automática na próxima rodada do Espanhol, no compromisso contra o Athletic Bilbao, no sábado (dia 3 de abril).

"A idéia era provocar o cartão", disse Daniel Alves aos repórteres. A advertência, por fazer 'cera', aconteceu nos acréscimos no triunfo sobre o Mallorca. "Tenho que ser inteligente. Desta forma vou perder o próximo jogo e estar livre contra o Madrid", analisou.

A pressão continuou, e o Barcelona seguiu com praticamente todos os jogadores em seu campo ofensivo, diante de um Mallorca que claramente apresentava uma proposta de contra-atacar os catalães. A partir da metade do primeiro tempo, o ritmo do jogo diminuiu e ficou muito concentrado no meio-de-campo. A única chance apareceu do lado dos anfitriões, em cobrança de falta. Valero colocou por cima da barreira e mandou a bola na trave direita do gol de Valdés.

O panorama seguia o mesmo na segunda etapa. A equipe catalã até dominava a partida, mas sem Messi, não conseguia apresentar a mesma eficiência de quando o argentino estava dentro de campo. Até que Pepe Guardiola chamou o camisa 10 e o colocou no lugar de Iniesta. Ainda insuficiente para balançar as redes do Mallorca, o técnico do Barcelona promoveu também a entrada de meio-campista Xavi. E foi este que iniciou a jogada do “suado” gol catalão.

O camisa 6 do Barcelona bateu escanteio e, depois de desvio no meio da área, Aoate espalmou; porém, a bola foi nos pés de Ibrahimovic, que com o gol aberto somente completou para as redes e abriu o placar. O jogo seguiu em ritmo bastante lento, e o Barcelona passou apenas a administrar o resultado. Ainda atrás no placar, os donos da casa só eram perigosos em raras jogadas de contra-ataque. Sem eficiência, não foram capazes de superar a defesa e a catimba catalã nos minutos finais de jogo.

Málaga respira

Um pouco mais cedo, o Málaga recebeu em seu estádio a equipe do Tenerife, em duelo que ambos tinham o mesmo objetivo: se afastar da zona de rebaixamento. Com um gol de Apono, aos 21min do segundo tempo, os anfitriões abriram o placar, mas Alejandro Alfaro deixou tudo igual aos 43min e garantiu o empate por 1 a 1 aos visitantes, que mesmo com o ponto conquistado continuam na 18ª colocação, quatro a menos que o Málaga, em 16º.