Topo

Espanhol - 2019

"Meninos da casa" resolvem, Barcelona goleia Bilbao e retorna à liderança

Atacante argentino Lionel Messi fechou a goleada do Barcelona sobre o Athletic Bilbao, no Espanhol - Josep Lago/AFP
Atacante argentino Lionel Messi fechou a goleada do Barcelona sobre o Athletic Bilbao, no Espanhol Imagem: Josep Lago/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/04/2010 16h49

Sem algumas de suas principais estrelas, o Barcelona contou neste sábado, no Camp Nou, com jogadores formados nas categorias de base do clube – os atacantes Jeffren e Bojan (além do já carimbado Messi) - para golear o Athletic de Bilbao por 4 a 1 e voltar a ficar à frente do Real Madrid na classificação do Campeonato Espanhol. Como vem acontecendo nas últimas rodadas, a pressão mais uma vez foi jogada para o lado dos merengues, que enfrentam o Racing Santander neste domingo na última rodada antes do superclássico, no próximo dia 10.

Caso o Real Madrid também vença seu duelo, fora de casa, alcança os 77 pontos na tabela, assim como o Barcelona fez neste sábado. Assim, os dois rivais entrariam em campo na “decisão” da próxima rodada com a mesma pontuação. Porém, antes do clássico contra os merengues, o time catalão tem um confronto tão importante quanto na próxima terça-feira, contra o Arsenal, em jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. Este, aliás, foi o motivo para Pep Guardiola poupar alguns jogadores neste sábado.

Sem Xavi, Henry, Pedro (poupados, no banco), Iniesta (machucado), Daniel Alves (suspenso) e Ibrahimovic (machucado) desde o início, a força do time “titular” deste sábado, principalmente ofensiva, ficou aquém das últimas apresentações. Mesmo assim, a posse de bola era, como de costume, toda do time catalão. Apesar dos desfalques, seu principal astro, o argentino Messi, estava em campo, e foi justamente de seus pés o início da jogada que deu origem ao primeiro gol do Barcelona, aos 26min.

O camisa 10 deu ótimo passe para Abidal que, da esquerda, cruzou rasteiro para o meio da área; o venezuelano Jeffren chegou de carrinho e completou para as redes. O gol não mudou o panorama do jogo, e o Barcelona seguia dominando a partida, sem levar sustos do Bilbao, que só chegou com perigo ao gol de Valdés em um rápido contra-ataque, após falta não marcada em Puyol no meio-campo. Porém, o atacante Llorente, cara a cara com Valdés, desperdiçou e mandou por cima do gol.

Quem não perdeu uma chance sozinho com o goleiro adversário foi Bojan. Em bola recuperada na intermediária pelo zagueiro (que atuava como lateral direito) Puyol, o próprio camisa 5 fugiu de suas características e deu uma ótima assistência para o atacante sérvio, que finalizou rasteiro no canto direito de Iraizoz e ampliou no Camp Nou. Na etapa final, o Bilbao começou assustando o Barcelona, em lance de escanteio. Toquero conseguiu o desvio na primeira trave e exigiu ótima defesa de Valdés.

Sem conseguir segurar muito a bola no meio-campo, Pep Guardiola optou pela entrada do titular Xavi logo aos 10min. O time melhorou e, pouco depois, Abidal cruzou da esquerda para trás e achou Bojan; o atacante acertou um belo chute de fora da área e marcou um golaço, seu segundo na partida. Ainda faltava o de Messi, e seu gol saiu aos 22min. Pedro recebeu pela ponta direita e encontrou o argentino, que dentro da área desviou entre as pernas de Iraizoz.

Restando 15 minutos para o fim do jogo, Susaeta fez o gol de honra do Bilbao em contra-ataque, chutando no canto direito de Valdés. Logo em seguida, Valdés e Iraizoz foram responsáveis por duas ótimas defesas que impediram que o placar fosse alterado novamente. Aos 31min, o brasileiro Jonathan, filho do tetracampeão Mazinho, ganhou uma chance e entrou na partida, no lugar do contundido Yaya Touré.

Briga contra o rebaixamento

Em duelo disputado um pouco mais cedo, em Zaragoza, o objetivo do time da casa e do Málaga era basicamente o mesmo: conquistar pontos para se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. Quem levou a melhor foram os anfitriões, que com gols de Ponzio e Suazo venceram por 2 a 0 e avançaram para 32 pontos, ficando a sete do Tenerife, primeiro time que ocupa a zona de descenso. Já o Málaga manteve os 29 e segue ameaçado.