Topo

Espanhol - 2019

Real leva susto, mas derrota o Almería e não deixa o Barcelona disparar

Cristiano Ronaldo marcou um belo gol pelo Real, o de empate da equipe que venceu de virada por 2 a 1 - REUTERS/Marcelo Del Pozo
Cristiano Ronaldo marcou um belo gol pelo Real, o de empate da equipe que venceu de virada por 2 a 1 Imagem: REUTERS/Marcelo Del Pozo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/04/2010 16h52

O Real Madrid entrou muito pressionado diante do Almería. Somente uma vitória evitaria que o Barcelona, algoz do sábado passado, disparasse na liderança num momento decisivo do Campeonato Espanhol. Foi bem mais complicado do que se esperava, mas o elenco madrileno atingiu seu objetivo, venceu de virada por 2 a 1, fora de casa, e se manteve vivo na briga pelo título.

Aliás, a vitória era considerada como obrigação. Um resultado que não fosse positivo praticamente sepultaria as chances de conquistar algo numa temporada que investiu pesado em contratações, como Cristiano Ronaldo e Kaká, que segue contundido. Até o momento, foi eliminado da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. Apesar do triunfo, a situação ainda é complicada na competição nacional.

A seis rodadas para o encerramento, o Barcelona contabiliza 83 pontos, três à frente do Real Madrid. Além da distância, os madrilenos não podem empatar em pontos, uma vez que o clube catalão venceu os dois confrontos diretos, que é o primeiro critério de desempate. Aliás, após o revés no clássico do último sábado, o pressionado técnico Manuel Pellegrini admitiu que o elenco estava “combalido”, mas que tinha condições de se recuperar.

Para isso, apostava numa vitória contra o Almería, que ocupava apenas uma posição intermediária. O começo foi até animador para os visitantes, que criaram duas boas oportunidades antes dos 10min, com Van der Vaart e Cristiano Ronaldo. No entanto, pararam em boas defesas do brasileiro Diego Alves. Não bastasse isso, o Almería acabou sendo eficiente num de seus primeiros ataques.

Aos 14min, Crusat aproveitou vacilo da zaga madrilena e, sozinho dentro da área, fez 1 a 0. O Real sentiu o tento. Mas Cristiano Ronaldo decidiu chamar a responsabilidade para si. Aos 26min, o meia-atacante português driblou uma série de defensores rivais e deixou tudo igual. Um belo gol. A partir daí, o Real partiu para cima em busca da virada. E quase conseguiu ainda na etapa inicial. Aos 29min Guti acertou a trave do Almería.

A pressão se manteve no segundo tempo. Aos 11min, por exemplo, Michel evitou o segundo dos madrilenos quase em cima da linha. Três minutos mais tarde, o brasileiro Diego Alves evitou outros dos rivais em jogada do compatriota Marcelo. A insistência foi premiada aos 23min quando Van der Vaart bateu da entrada da área. 2 a 1.

Na base da vontade, o Almería ainda insistiu e criou algumas boas oportunidades, como ocorreu aos 35min, quando Uche, livre na área, cabeceou para fora, desperdiçando a chance do empate. O Real Madrid volta a jogar pelo Espanhol no próximo domingo, diante do Valencia, em casa. No mesmo dia, o Almería pega o La Coruña, no estádio Riazor.