Topo

Espanhol - 2019

Na despedida, zagueiro Rafa Márquez é homenageado pelo Barcelona

Presidente do Barcelona, Sandro Rossel, discursa durante homenagem ao mexicano Rafa Márquez - Albert Olive/EFE
Presidente do Barcelona, Sandro Rossel, discursa durante homenagem ao mexicano Rafa Márquez Imagem: Albert Olive/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/07/2010 17h58

No mesmo dia em que o craque Lionel Messi regressou ao Barcelona depois dos dias de folga que recebeu por causa da Copa do Mundo, a torcida catalã se despediu de Rafa Márquez. O zagueiro mexicano ganhou, neste sábado, uma homenagem repleta de emoções. O evento aconteceu na Sala Paris do estádio Camp Nou e contou com a presença de vários dirigentes e da comissão técnica.

“Serei culé [expressão utilizada para mencionar os torcedores do Barça] até a morte. Aqui vivi os melhores momentos da minha carreira futebolística e ganhei todos os títulos possíveis. A parte mais importante da minha vida está aqui em Barcelona, onde passei muitos momentos bons”, disse Márquez, que deixa o time catalão depois de sete temporadas.

Na homenagem, foi montado um grande painel com o nome e a foto do zagueiro mexicano. Todos os títulos conquistados pelo defensor com a camisa do Barcelona foram estampados no espaço, incluindo quatro taças do Campeonato Espanhol, duas da Liga dos Campeões da Europa e uma do Mundial de Clubes da Fifa. Um vídeo com os melhores momentos pelo clube também foi exibido.

“Rafa, você deixou a sua impressão aqui e queremos agradecer sua dedicação a esta entidade. Você sempre terá as portas abertas do clube”, disse o novo presidente do Barça, Sandro Rossel.

Durante o discurso de agradecimento, Rafa Márquez demonstrou muito carinho ao ex-treinador do time Frank Rijkaard. Com contrato até junho de 2012 com o Barça, o zagueiro mexicano revelou que decidiu deixar o clube antes do fim da temporada 2009/10 do futebol europeu.

“Neste momento, o treinador [Pep Guardiola] confia em outros jogadores e creio que este é o momento adequado para ir”, comentou o defensor, que deve atuar ao lado do atacante francês Thierry Henry no New York Red Bulls, dos Estados Unidos. O zagueiro também disse que tem ofertas de outras equipes da Europa, mas que ainda não decidiu o seu futuro.