Topo

Espanhol - 2019

Totalmente superior, Barcelona estreia com triunfo sobre o Racing fora de casa

David Villa comemora seu gol na estreia do Barça - AFP PHOTO/Rafa Rivas
David Villa comemora seu gol na estreia do Barça Imagem: AFP PHOTO/Rafa Rivas

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/08/2010 15h53

O Barcelona nem precisou mostrar tudo que sabe para estrear com uma vitória no Campeonato Espanhol, neste domingo. Apesar de Victor Valdés ter defendido um pênalti na movimentada etapa inicial, o time catalão controlou o jogo quando precisou e fez o necessário para vencer o Racing Santander por 3 a 0, no estádio El Sardinero. Messi, Iniesta e David Villa foram os autores dos gols do primeiro triunfo do atual campeão da Liga.

Barcelona e Racing Santander proporcionaram um belo espetáculo na etapa inicial. Houve de tudo: gol válido, anulado, e até pênalti defendido. Em um jogo bastante movimentado, o time catalão abriu o placar logo aos 4min, e o autor do gol não poderia ser outro. Na primeira boa troca de passes da equipe comandada por Guardiola, o argentino Messi – artilheiro da temporada passada - foi lançado, passou pelo zagueiro Henrique e tocou para as redes.

Com a já tradicional troca de passes e a rápida movimentação em seu ataque, o Barcelona seguiu melhor, mas conseguiu marcar o segundo gol justamente quando o Racing Santander começava a crescer na partida. Aos 33min, o meio-campista Iniesta bateu com muito de estilo e acertou um belo chute, mandando a bola por cima do goleiro Toño. Com dois gols de desvantagem, o time da casa saiu para o jogo e conseguiu um pênalti.

Foi a vez de brilhar a estrela de Victor Valdés, goleiro menos vazado na temporada passada (apenas 24 gols em 38 jogos). O camisa 1 do Barcelona pulou no canto direito e fez ótima defesa no chute de Tchité, mantendo a ‘folga’ de sua equipe no placar. Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, David Villa poderia ter feito seu primeiro gol com a camisa azul-grená em competições oficiais, mas foi pego em impedimento.

Mesmo à frente no placar, o Barcelona voltou na etapa final controlando a partida. O Racing, por sua vez, tentava explorar os contra-ataques, mas a entrosada defesa do time catalão sabiamente deixava o ataque adversário em posição de impedimento. E aos 16min, o gol de Villa saiu. Daniel Alves recebeu na direita e cruzou na medida para o espanhol, que cabeceou com muita categoria e mandou a bola no ângulo esquerdo.

Mesmo após o terceiro gol, a superioridade do Barcelona seguiu evidente. O time catalão seguia tocando a bola com tranqüilidade, sem ser ameaçado pelo Racing Santander. Aos 36min, foi a vez do brasileiro Adriano substituir Iniesta e fazer sua estreia com a camisa do Barcelona (sem contar os amistosos). Aos 39min, Boján - em bela jogada individual - quase ampliou para o Barcelona, no último lance de perigo do jogo.