Topo

Espanhol - 2019

Sem Messi, Barcelona conta com assistência genial de Dani Alves e vence Gijón

Ao lados dos companheiros, Villa comemora gol <BR>do Barcelona na vitória sobre o Sporting Gijón - Lluis Gene/AFP
Ao lados dos companheiros, Villa comemora gol <BR>do Barcelona na vitória sobre o Sporting Gijón Imagem: Lluis Gene/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/09/2010 16h55

Lionel Messi até fez falta, mas sua ausência em campo não impediu que os comandados de Guardiola somassem mais três pontos no Campeonato Espanhol. Depois de sofrer com a marcação do Sporting de Gijón nos 45 minutos iniciais, o Barcelona contou com um passe genial do brasileiro Daniel Alves para deixar David Villa cara a cara com o goleiro e marcar, na etapa final, o gol que deu a vitória por 1 a 0 ao time catalão nesta quarta-feira, no Camp Nou, pela quarta rodada da competição.

Nos últimos minutos do jogo contra o Atlético de Madri, no domingo, Messi recebeu uma forte entrada do tcheco Ujfalusi e acabou sofrendo uma lesão no tornozelo direito que lhe afastará dos gramados por mais cerca de dez dias. Mesmo sem o argentino, que acompanhou o jogo das tribunas, o Barcelona conseguiu apresentar um bom futebol - especialmente no segundo tempo - e chegar aos nove pontos, assumindo a terceira posição da tabela, atrás apenas de Real Madrid e Valencia.

Os 82% de posse de bola do Barcelona no primeiro tempo não foram suficientes para a equipe de Guardiola superar a retranca do Sporting de Gijón e fazer com que a torcida não se lembrasse do contundido Lionel Messi. O sérvio-espanhol Boján, seu substituto, bem que se esforçou, mas não conseguiu produzir uma jogada de perigo. Quem mais assustou foi David Villa, com chutes que não exigiram muito esforço do goleiro Cuéllar.

Sem ter tido nenhum risco defensivo na etapa inicial, Guardiola optou por, no intervalo, colocar o atacante Pedro no lugar do volante Keita. Deu certo. Logo aos 3min da segunda etapa, um passe excepcional do brasileiro Daniel Alves conseguiu desmontar a forte defesa do Sporting de Gijón e deixar David Villa na cara do gol; com tranquilidade, o atacante espanhol bateu cruzado e mandou para as redes, abrindo o placar no Camp Nou.

Como de costume, o gol manteve o Barcelona no ataque. Ainda retrancados, o Sporting de Gijón abusava das faltas para que o time anfitrião não conseguisse ‘achar’ um passe que colocaria alguém na cara do gol. Mesmo assim, o time de Guardiola continuou criando chances de gol, mas nenhuma delas foi tão eficiente para mudar o 1 a 0 do placar. Na próxima rodada, ainda sem Messi, o Barcelona visita o Athletic Bilbao, em Bilbao.

Zaragoza cai para lanterna

Além de Barcelona e Sporting de Gijón, outros dois jogos, no mesmo horário, deram início à rodada desta quarta-feira do Espanhol. Fora de casa, o Levante conquistou seus três primeiros pontos ao vencer o Almería por 1 a 0, e assim deixou a lanterna da competição. Quem assumiu a última colocação da tabela foi o Zaragoza, do brasileiro Edmílson, que não saiu do 0 a 0 com o Hércules, em casa, e segue com apenas dois pontos.