Topo

Espanhol - 2019

Desconfiado a princípio, Mourinho elogia brasileiro Marcelo: ''Temos o melhor lateral''

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/10/2010 08h12

O técnico do Real Madrid, José Mourinho, confessou em entrevista que inicialmente não gostava do lateral Marcelo, especialmente por sua fraca atuação defensiva, mas que nesta temporada o brasileiro conquistou a confiança do treinador. “A melhor decisão que tomou o clube foi não comprar nenhum lateral porque em minha opinião temos o melhor”, afirmou.

O português admitiu que quando chegou ao Real Madrid como treinador não gostava das atuações do lateral brasileiro porque deixava a desejar no setor defensivo, mas que isso mudou com o tempo. “Para mim, a função de um lateral é defender. Se ataca, melhor. Mas se ataca e não sabe defender não me serve”, explicou Mourinho. “Marcelo não era um bom jogador na parte defensiva”, disse ao jornal El País.

Marcelo, que chegou ao Real Madrid antes de completar 18 anos foi utilizado em diversas funções antes da chegada do atual treinador. Com Mourinho, o jogador conquistou confiança e atualmente é o atleta que mais atuou no elenco merengue ao lado de Carvalho, Xabi e Casillas, atuando em todos os sete jogos do Campeonato Espanhol. O Real Madrid tem a defesa menos vazada da competição.

“Analisei todos os gols que o Real Madrid sofreu no ano passado. Em alguns, Marcelo aparecia na tela. Trabalhamos neste aspecto e por sorte minha e dele, por não jogar o Mundial, ele pode estar conosco desde o primeiro dia”, afirmou o técnico do Real que ainda destacou a vontade do brasileiro em aprender e melhorar. “Agora é um lateral completo”.

O jogador ganhou elogios também do goleiro Casillas, lembrando obediência tática do setor defensivo da equipe nesta temporada. “O time está mais ordenado atrás, isso o ajuda e por isso está mais disciplinado em campo”, revelou o arqueiro.

De acordo com Mourinho, o desenvolvimento do lateral brasileiro chamou a atenção do técnico Mano Menezes na seleção brasileira. “Ele esteve aqui e me disse que por cultura futebolística os laterais esquerdos do Brasil sempre tiveram problemas para defender, mas que nos últimos três meses viu Marcelo realizar uma mudança importante”, disse o português.