Topo

Espanhol - 2019

Sem esforço, Barcelona vence Getafe e segue perseguição ao líder Real

Messi e Villa comemoram um dos gols do Barça; argentino e espanhol marcaram uma vez cada - AP Photo/Arturo Rodriguez
Messi e Villa comemoram um dos gols do Barça; argentino e espanhol marcaram uma vez cada Imagem: AP Photo/Arturo Rodriguez

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/11/2010 17h50

O Barcelona não precisou se esforçar para superar o Getafe neste domingo, mesmo jogando fora de casa. Com gols de Messi, Villa e Pedro, a equipe catalã venceu o rival por 3 a 1 e chegou a assumir a liderança do Campeonato Espanhol. Porém, o Real Madrid também fez a sua parte no clássico contra o Atlético e recuperou a primeira colocação.

Os comandados de Josep Guardiola alcançaram 25 pontos na tabela, contra 26 dos merengues. Na próxima rodada, a 11ª do Espanhol, o Real Madrid tenta manter o primeiro lugar jogando fora de casa, contra o Sporting de Gijón. Já o time catalão recebe o Villarreal, terceiro colocado, no Camp Nou.

De nada adiantou a retranca do Getafe. O Barcelona atropelou os donos da casa desde o apito inicial. Com toques envolventes entre o meio-campo e o ataque, o time catalão chegava como queria ao gol de Jordi Codina. Só não abriu o placar aos 5min porque David Villa perdeu um gol feito após assistência magistral de Andres Iniesta.

Depois de certa insistência, a bola finalmente balançou as redes após uma jogada ‘de cinema’ do Barcelona. Messi deu uma assistência perfeita para Daniel Alves, que cruzou para David Villa; o espanhol protegeu a bola e tocou entre três zagueiros para Messi, completar de esquerda quase da pequena área, no canto do goleiro, aos 23min.

A superioridade do time catalão continuou, e após uma série de jogadas em impedimento do ataque do Barcelona saiu o segundo gol. Em mais um belo lance dos visitantes, Messi encontrou Villa dentro da área e o atacante não desperdiçou, finalizando de direita aos 34min.

Na etapa final, o Barcelona ‘tirou o pé’, mas mesmo assim conseguiu ampliar após uma falha terrível da zaga do Getafe. O defensor Daniel Diaz demorou para tocar e acabou chutando em cima de Messi; a bola bateu no argentino e sobrou nos pés do atacante Pedro, que marcou seu primeiro gol neste Campeonato Espanhol.

O Barcelona levou um susto aos 25min, mas nada que comprometesse a conquista dos três pontos. Gerard Pique colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti, convertido por Manu. A leve ameaça fez com que o Barcelona voltasse a pressionar, e em menos de cinco minutos, criou duas chances claras de gol.

Na primeira delas, Jordi Codina fez ótima defesa em chute de Iniesta de dentro da área. Na oportunidade seguinte, Messi ficou livre na marca do pênalti, mas acabou mandando à direita de Codina, muito perto do gol. O Getafe chegou a responder e exigiu duas boas defesas de Valdés e uma ótima intervenção de Puyol, mas ficou nisso.