Topo

Espanhol - 2019

Barcelona 'ignora' cansaço e vence Osasuna com Lionel Messi decisivo

Messi (dir) comemora um dos gols do Barcelona - Ander Gillene/AFP
Messi (dir) comemora um dos gols do Barcelona Imagem: Ander Gillene/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/12/2010 19h37

Depois de viajar contra o relógio até a cidade de Pamplona por meio de trem e ônibus, o Barcelona contou com mais uma atuação decisiva de Lionel Messi – dois gols e uma assistência – para vencer o Osasuna fora de casa pelo placar de 3 a 0, pela 14ª rodada do Espanhol. Assim, chega aos 37 pontos e mantém dois de diferença para o Real Madrid, que venceu o Valencia também neste sábado.

Após uma vitória espetacular diante do maior rival na última segunda-feira, por 5 a 0, a equipe de Guardiola já acumula oito triunfos consecutivos na Liga. Além disso, a equipe domina as estatísticas da competição, com o melhor ataque (41 gols) e a melhor defesa (apenas oito gols sofridos) - que até a rodada anterior pertencia ao Real Madrid.

No início deste sábado, o Barcelona chegou a divulgar que sua partida contra o Osasuna havia sido adiada para o próximo domingo. Horas depois, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) veio a público e informou que o jogo seria mantido neste sábado. O imbróglio todo foi causado pela greve dos controladores de voo da Espanha. A paralisação é tão séria que o país declarou estado de alerta nesta manhã.

A chegada do ônibus do Barcelona ao estádio El Sadar aconteceu justamente às 17h, horário (de Brasília) previamente marcado para o início da partida. Após o aquecimento e todo preparo da equipe catalã, o jogo finalmente começou com quase 50 minutos de atraso. Aparentemente cansados, os comandados de Guardiola sofreram um pouco com a marcação adiantada do Osasuna no começo.

Pressionada pelo ataque dos donos da casa, a defesa do Barcelona se afobou em alguns momentos, especialmente Victor Valdes, que deu de presente uma ‘assistência’ nos pés de Soriano. O atacante, porém, tentou encobrir o goleiro e não foi feliz, desperdiçando ótima oportunidade aos 16min. Mas aos poucos o Barcelona finalmente foi encontrando seu jogo de toque de bola no meio de campo.

Aos 26min, Lionel Messi voltou a mostrar porque é o melhor jogador do mundo. Após receber passe de Xavi, o argentino avançou pelo meio-campo e deu passe perfeito entre a defesa do Osasuna, deixando o atacante Pedro na cara do gol. O camisa 17 deu uma tapa na saída do goleiro Ricardo López e abriu o placar na cidade de Pamplona – foi a oitava assistência de Messi no Campeonato Espanhol.

Na etapa final, o Barcelona mantinha a posse de bola, mas não conseguia criar chances de gol com tanta facilidade. Até que, um belo lançamento de David Villa deixou Messi ‘mano a mano’ com o zagueiro; o argentino ganhou na corrida, invadiu a área e tocou rasteiro no canto direito de Ricardo López. Com o jogo totalmente controlado, o Barcelona ainda conseguiu marcar o terceiro, de pênalti.

Lionel Messi invadiu a área após jogada individual e foi derrubado. Na cobrança, aos 38min, o craque argentino bateu no canto oposto de López e assim chegou aos 15 gols na competição, permanecendo a dois do português Cristiano Ronaldo, que também marcou dois neste sábado.