Topo

Espanhol - 2019

Guardiola chega a 27 jogos sem perder e iguala recorde de Rinus Michels

Guardiola, técnico do Barcelona, igualou a maior série invicta da história do clube - AP Photo/David Ramos
Guardiola, técnico do Barcelona, igualou a maior série invicta da história do clube Imagem: AP Photo/David Ramos

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/01/2011 10h32

O técnico do Barcelona, Josep Guardiola, fez história no clube com a goleada por 5 a 0 sobre o Betis pela Copa do Rei na última quarta. Ele levou o time a 27 jogos de invencibilidade, igualando o recorde registrado na temporada 1973-1974, do time que era comandado pelo holandês Rinus Michels, mentor do “Carrossel Holandês” da Copa de 74.

  • Rinus Michels idealizou o "Carrossel Holandês" e levou Barça a invencibilidade de 27 jogos em 73-74

A última derrota do time de Guardiola foi no dia 11 de setembro do ano passado, quando o Hércules triunfou no Camp Nou por 2 a 0. Desde então, o Barcelona se manteve invicto por 27 jogos pelo Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões.

Foram 22 vitórias e cinco empates. Pelo Campeonato Espanhol, após aquela derrota para o Hércules, o Barcelona voltou a empatar contra o Mallorca e depois engatou uma sequência de 15 vitórias consecutivas, entre elas a histórica goleada de 5 a 0 sobre o maior rival, o Real Madrid.

Os números do Barcelona de Guardiola se igualaram então aos do time comandado por Rinus Michels entre 1973 e 1974, na equipe que era liderada pelo holandês Johan Cruyff. Naquela época, o Atlético de Madri encerrou a série invicta quando o clube catalão já havia assegurado o título nacional.

O Barcelona liderado por Lionel Messi e comandado por Guardiola já havia conseguido uma série invicta de 20 jogos em 2008-2009. Na temporada passada, a invencibilidade do time se prolongou durante 16 partidas em seu auge.