Topo

Espanhol - 2019

Elias estreia, Atlético de Madri vence Mallorca e termina 1º turno em sexto

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/01/2011 19h53

A documentação de Elias foi regularizada na semana passada e o volante poderia estrear pelo Atlético de Madri contra o Real Madrid pela Copa do Rei. No entanto, o técnico Quique Sánchez Flores decidiu utilizar o ex-corintiano somente nesta segunda-feira. E o brasileiro deixou uma boa impressão nos 46min em que esteve em campo na vitória sobre o Mallorca por 3 a 0, que consolidou o Atlético na sexta colocação após a última partida do primeiro turno.

Os dois times entraram no Vicente Calderón com campanhas semelhantes: 27 pontos (oito vitórias, três empates e sete derrotas). O Atlético de Madri levava vantagem apenas no saldos de gols – cinco contra dois do Mallorca. E o duelo direto por posições encerrou a 19ª rodada, a última do primeiro turno nesta segunda-feira.

O técnico Flores adotou o sistema 4-2-3-1 e Elias fez sua estreia jogando um pouco mais avançado. O brasileiro Paulo Assunção e o português Tiago atuaram mais recuados. Em sua primeira partida pelo Atlético de Madri, o ex-corintiano jogou toda a primeira etapa, deu dois chutes a gol – um deles levou perigo ao arqueiro rival -, foi responsável por uma assistência e não cometeu nenhuma falta. Elias perdeu nove bolas e recuperou quatro.

Mesmo atuando como visitante, o Mallorca iniciou a partida dominando as ações e assustou logo aos 2min. O atacante Víctor Casadesús teve ótima chance na marca do pênalti, mas mandou para cima. Nove minutos depois, o camaronês Webó tentou arremate de fora da área, mas De Gea defendeu bem.

E quando o Mallorca parecia pressionar, o Atlético de Madri abriu o placar. Reyes cobrou escanteio na primeira trave, Valera subiu nas costas do zagueiro para marcar de cabeça aos 12min do primeiro tempo. A objetividade mudou de lado. Os anfitriões tiveram boa oportunidade de ampliar com dois sul-americanos.

Primeiro foi o uruguaio Forlán aos 22min. O melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul arriscou de longe, a bola pegou um efeito e quase surpreendeu o goleiro Aouate. No minuto seguinte, Elias recebeu de Tiago na entrada da área e chutou de direita e o goleiro do Mallorca espalmou.

Os visitantes chegaram com perigo em outras duas oportunidades – em uma delas a bola foi para fora, na segunda, o goleiro De Gea salvou. Mas aos 33min, o Atlético de Madri ampliou a vantagem. Tiago deu bela assistência para Forlán. O uruguaio recebeu livre, driblou o goleiro Aouate e empurrou para as redes.

Após boa apresentação, Elias deixou a partida no intervalo para a entrada de Juanfran. Logo aos 7min do segundo tempo, o Mallorca tentou diminuir com De Guzmán. O Atlético de Madri respondeu oito minutos depois em chute de Reyes, que passou por cima da meta de Aouate.

A melhor oportunidade do Mallorca surgiu aos 13min. Antonio Lopez cometeu pênalti e foi expulso direto. Na cobrança, o camaronês Webó parou nas mãos do goleiro De Gea. O arqueiro, aliás, foi responsável por outras importantes defesas na etapa final. Para completar a festa do Atlético de Madri, Reyes ainda marcou o terceiro aos 45min.