Topo

Espanhol - 2019

Real vence com gol brasileiro e encosta no Barça em 3ª expulsão de Casillas

Marcelo comemora gol que deu a vitória ao Real Madrid contra o Espanyol - AP Photo/Manu Fernandez
Marcelo comemora gol que deu a vitória ao Real Madrid contra o Espanyol Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/02/2011 19h52

O Real Madrid entrou em campo neste domingo com boa possibilidade de diminuir a diferença para o líder do Campeonato Espanhol, o Barcelona, que tropeçou no dia anterior. E fez a sua parte mesmo jogando fora de casa. O gol que sacramentou a vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol foi do brasileiro Marcelo, em partida que marcou a terceira expulsão da carreira do goleiro Casillas.

Com a vitória neste domingo, o Real Madrid chega aos 57 pontos e diminuiu para cinco a diferença em relação ao líder Barcelona. O empate contra o Sporting Gijón por 1 a 1 no sábado encerrou recorde de 16 vitórias seguidas da equipe de Messi e companhia, que agora vê o rival se aproximar na tabela.

Para a importante partida, o técnico José Mourinho promoveu o retorno de Pepe, recuperado de lesão. A surpresa foi a ausência de Sergio Ramos. A boa atuação de Kaká na última rodada do Espanhol ainda não foi suficiente para colocá-lo entre os titulares novamente e o treinador optou por seu trio favorito formado por Di María, Özil e Cristiano Ronaldo, com Adebayor mais avançado.

O duelo pela 23ª rodada não começou como o Real Madrid esperava. Logo aos 2min de partida, o goleiro Casillas amargou a terceira expulsão de sua carreira. O arqueiro cometeu falta fora da área em Callejón e fez os merengues atuarem por praticamente todo o jogo com um a menos.

A expulsão fez Mourinho mexer em seu trio favorito e o técnico tirou Di María para a entrada de Adán. Mesmo com um jogador a menos, o Real criou as melhores oportunidades no início do jogo com Khedira. Aos 11min, o brasileiro Marcelo fez boa jogada e quase marcou em chute de direita.

Três minutos depois, Adebayor ajudou na defesa e impediu boa chance do Espanyol. Aos 23min, o brasileiro Marcelo apareceu novamente bem no ataque. O lateral-esquerdo arrancou e venceu o goleiro Kameni no único gol da partida. O Real Madrid cresceu no jogo e teve outras oportunidades de ampliar, principalmente com Adebayor.

Com a vantagem no placar e um jogador a menos, o Real Madrid administrou na primeira metade do segundo tempo e passou a explorar os contra-ataques. O Espanyol tentou pressionar e conseguiu seguidos escanteios, mas sem levar perigo. Os merengues desperdiçavam boas chances com Adebayor, que por várias vezes parou no goleiro Kameni.

Aos 40min, o Espanyol assustou e quase assegurou o empate, mas Adán defendeu tentativa de Verdú. E mesmo com um jogador a menos por praticamente todo o tempo, o Real Madrid venceu e diminuiu a vantagem do rival Barcelona na liderança.