Topo

Espanhol - 2019

Guardiola admite que esperava um clássico mais difícil contra o Real

Técnico do Barcelona, Pep Guardiola, abraça o colega do Real Madrid, José Mourinho - Sergio Perez/Reuters
Técnico do Barcelona, Pep Guardiola, abraça o colega do Real Madrid, José Mourinho Imagem: Sergio Perez/Reuters

Das agências internacionais

Em Madri (ESP)

10/12/2011 22h09

Depois da vitória por 3 a 1 sobre o Real Madrid, o técnico do Barcelona, Josep Guardiola, deixou claro que não espera uma queda psicológica do rival na briga pela liderança do Campeonato Espanhol. Mas admitiu que esperava um clássico mais difícil no Santiago Bernabéu.

“Esperava que seria mais difícil conseguir a bola. Na Supercopa, nos custou mais, foi uma eliminatória em que tivemos o ponto de sorte necessário. Pensei que nos custaria mais hoje”, comentou o treinador do Barcelona, citando o empate por 2 a 2 na Supercopa, antes da vitória que definiu o título no Camp Nou.

“Não creio que esta vitória vai afundar emocionalmente o Real Madrid. Eles vão se recuperar e seguirão sendo o rival mais forte que há”, completou Guardiola. Com o resultado, o Barcelona empatou em número de pontos com o Real na liderança do Espanhol.

Guardiola exaltou a entrega de seus jogadores, e não poupou elogios ao goleiro Victor Valdés, que falhou no gol sofrido logo aos 20 segundos: “A imagem perfeita que demonstra o que é esta equipe é a de Victor Valdés jogando com os pés depois da sua falha. Outro sairia jogando com um chutão, mas ele continuou jogando igual, porque precisamos de continuidade no jogo”.

O técnico explicou que o gol sofrido apenas adiou a estratégia de mudar o posicionamento da defesa para abrir espaços: “A ideia era mudar para defesa de três nos primeiros minutos, mas depois do gol quis dar estabilidade e esperei. Mas havíamos trabalhado no 3-4-3 porque precisávamos crias mais espaços”.

“Sabíamos do risco que corríamos, mas assim é a vida. Tínhamos que decidir entre ser valentes e ser muito valentes. Se tivesse ido mal, teriam dito que fui temerário”, completou Guarduiola.