Topo

Espanhol - 2019

Dedo no olho, pisão, freguesia... Veja polêmicas que 'apimentam' Barça x Real Madrid

Barcelona e Real Madrid decidem o futuro do Espanhol em duelo neste sábado - Arte UOL
Barcelona e Real Madrid decidem o futuro do Espanhol em duelo neste sábado Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

21/04/2012 06h01

Neste sábado, Real Madrid e Barcelona fazem um duelo decisivo para definir os rumos do Campeonato Espanhol. No Camp Nou, o Barcelona defende sua série invicta diante do maior rival, que lidera o torneio e tem uma vantagem de quatro pontos sobre a equipe catalã. Em jogo, além da briga pelo título nacional, está uma rivalidade que se acirrou bastante nas últimas temporadas.

Donos de dois dos elencos mais fortes do planeta, Barcelona e Real Madrid fazem uma partida repleta de ingredientes especiais para tornar o clássico ainda mais apimentado. Os dois rivais buscam ainda se recuperar das derrotas sofridas no meio desta semana nos jogos de ida das semifinais da Liga dos Campeõe. Ambos jogaram fora de casa: o Real Madrid perdeu por 2 a 1 para o Bayern de Munique, enquanto o Barcelona foi superado pelo Chelsea por 1 a 0.

Com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em excelente fase, os torcedores dos dois times esperam um tira-teima entre os astros, empatados na disputa pela artilharia do Espanhol. Além disso, o duelo entre os técnicos Josep Guardiola e José Mourinho também chama a atenção – especialmente pelas provocações, frases de efeito e queixas do treinador do Real Madrid.

Aos poucos, o Barcelona tem tirado a diferença para o Real Madrid, que chegou a ser de dez pontos. Se vencer, o Barça vai a 84 pontos, apenas um a menos do que o rival, e incendeia a reta final do Espanhol com quatro jogos a disputar. Já o time da capital tem a chance de colocar a mão na taça caso triunfe, pois abriria uma confortável vantagem de sete pontos.

Barcelona e Real Madrid se enfrentam a partir das 15h (horário de Brasília) deste sábado. A partida terá transmissão ao vivo pela Sky e acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Confira alguns dos ingredientes que prometem ‘apimentar’ o clássico:

O PISÃO DE PEPE EM MESSI

Em janeiro, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Rei, com vitória do Barça por 2 a 1. No segundo tempo, um lance provocou grande revolta da equipe catalã. Com Messi caído no chão, o zagueiro Pepe não se incomodou em pisar na mão do atacante argentino. O lance gerou grande repercussão até fora da Espanha, virou um game na internet e fez o hit ‘Ai, se eu te pego’ ganhar uma paródia. O zagueiro pediu desculpas e escapou de uma punição por parte da Federação Espanhola.

 

DEDO NO OLHO E BRIGA GENERALIZADA

José Mourinho se tornou conhecido por suas declarações polêmicas e quase sempre cutucando o Barcelona em suas declarações. Em novembro, porém, o treinador do Real Madrid extrapolou e partiu para a briga na decisão da Supercopa da Espanha. A vitória por 3 a 2 do Barcelona terminou em confusão generalizada no Camp Nou. Mourinho colocou o dedo dentro do olho de Tito Vilanova, assistente técnico de Josep Guardiola. O treinador do Real Madrid não se desculpou pela atitude e foi suspenso por duas partidas.

JOSÉ 'FALA MUITO' MOURINHO CORNETA ARBITRAGEM, GUARDIOLA...

O treinador do Real Madrid faz a alegria dos jornalistas com frases bombásticas. Mourinho ajudou a esquentar a rivalidade com o Barcelona ao sempre exaltar um ?complô? de arbitragem favorável ao Barcelona. Outro mantra do treinador é alfinetar Guardiola, que ?ganhou duas Ligas dos Campeões com escândalos?. Só que não é apenas o treinador que tem a 'língua solta'. Na véspera do clássico, o Real Madrid demitiu um diretor que chamou Piqué, zagueiro do Barcelona, e a cantora Shakira, namorada do jogador, de ?escória?.

FREGUESIA DO REAL MADRID

O Barcelona está atrás do Real Madrid na tabela do Espanhol, mas defende uma invencibilidade de sete partidas diante dos rivais. No total, são quatro vitórias e três empates. Se não sair derrotado do Camp Nou, o time catalão iguala a série conquistada pelos merengues entre 2001 e 2003 (mas com três vitórias e cinco empates), quando a equipe da capital espanhola contava com os ?galácticos?. A última vez na qual o Real Madrid venceu na casa de seu maior rival foi em dezembro de 2007: 1 a 0, gol de Julio Baptista.

AFINAL, QUEM É O MELHOR JOGADOR DO MUNDO?

A rivalidade entre Barcelona e Real Madrid também ganhou contornos especiais graças aos seus dois principais jogadores. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo têm dividido opiniões sobre qual deles é o melhor jogador do mundo, mas nesta temporada eles levaram a disputa a um nível de desempenho inacreditável. Ambos estão empatados na artilharia do Espanhol (41 gols), mas o argentino leva vantagem quando analisadas todas as competições disputadas por eles: 63 a 53.

UMA LIGA DOS CAMPEÕES NO MEIO DO CAMINHO

Mesmo com as derrotas sofridas no meio da semana, a expectativa para uma decisão entre Barcelona e Real Madrid em Munique continua alta. Na última edição da Liga dos Campeões, os dois rivais se encontraram nas semifinais, em dois jogos quentes. No Santiago Bernabéu, Messi fez os gols da vitória por 2 a 0 do Barça. Mourinho reclamou do ?favorecimento? ao rival, houve críticas a ?teatro? de Daniel Alves e suspeita de ofensas racistas sofridas por Marcelo. No jogo de volta, o empate por 1 a 1 selou a classificação do Barcelona à final contra o Manchester United.