Topo

Espanhol - 2019

Discussão entre Messi e Villa marca vitória no sufoco do Barcelona sobre o Granada; veja

Messi, mais irritado que o normal, lamenta gol perdido na partida contra o Granada - REUTERS/Albert Gea
Messi, mais irritado que o normal, lamenta gol perdido na partida contra o Granada Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

22/09/2012 18h52

O Barcelona passou por um sufoco para vencer o modesto Granada em casa por 2 a 0 neste sábado pelo Espanhol. Mas a imagem da partida foi uma áspera discussão entre Messi e Villa no final do primeiro tempo. Sempre calmo e introspectivo, o argentino estava mais irritado que o normal e discutiu com companheiros e com o árbitro.

No fim do primeiro tempo, Villa fez uma jogada que o camisa 10 considerou errada e pelo qual acusou o colega de demorar demais para passar a bola. Villa seria substituído no começo da segunda etapa. E Messi completaria uma atuação estranha, em que perdeu gols e errou passes, como não costuma fazer.

 

Não foi apenas Villa que se envolveu em discussão com Messi. O brasileiro Thiago Alcântara também foi duramente criticado pelo argentino depois de uma jogada. No lance em questão, o camisa 10 queria um passe, mas Thiago preferiu chutar a gol (e errou).

Villa foi titular pela primeira vez desde que fraturou a tíbia há oito meses. O Barcelona jogava em casa novamente após uma noite estrelada de Messi na última quarta pela Liga dos Campeões. O Granada já havia sido superado pelos catalães 18 vezes nos 18 confrontos entre as duas equipes no Campo Nou ao longo da história.

Tudo levava a crer que o melhor time do mundo apenas passearia na quinta rodada do Espanhol. Mas, pelo contrário, viveu momentos tensos diante do modesto rival dentro de casa. A vitória só começou só aos 41min do segundo tempo, com um gol de Xavi. Nos acréscimos, Gomes ainda marcou contra.

Na zona do rebaixamento do Espanhol, o Granada não se intimidou a armou uma eficiente retranca para atrapalhar e até inviabilizar a tradicional troca de passes do time catalão. Quando a equipe de Messi conseguia furar o ferrolho, era interrompida por uma ótimo atuação de Toño, que parecia intransponível.

O goleiro de 32 anos já tinha sofrido oito gols do argentino na carreira, número que o faz ser a segunda maior vítima do camisa 10 na história (o mais vazado por Messi é o brasileiro Diego Alves, que tomou 11)

Mas neste sábado Toño estava disposto a fechar o gol. Foram algumas defesas incríveis principalmente no final da partida quando a pressão do Barça se tornou praticamente insuportável.

Alexis Sanches, Pedro, Fábregas, Mascherano, Xavi e, claro, Messi tentaram, mas não estavam conseguir superar o goleiro do Granada, que usava um extravagante uniforme cor-de-rosa.

A retranca do time visitante se transformava em eventuais contra-ataques fulminantes. Em um deles, nos últimos cinco minutos, o Granada teve a chance de fazer o gol e impor uma derrota histórica ao Barcelona. Mas o atacante Orellana chutou em cima de Valdés e desperdiçou um a chance clara.

No lance seguinte, o castigo aos visitantes: Xavi acertou um belo chute da entrada da área, indefensável para o bravo Toño. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar: 1 a 0 em mais uma derrota do Granada no Camp Nou.

A vitória deixa o Barcelona ainda líder do Espanhol com 15 pontos, cinco a mais que o Málaga, vice-líder, e 11 na frente do Real Madrid.