Topo

Espanhol - 2019

Neymar repete brasileiros e faz 1º pelo Barça no Espanhol contra R.Sociedad

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 18h31

Neymar estreou oficialmente pelo Barcelona no dia 18 de agosto, quando sua equipe atropelou o Levante por 7 a 0 na abertura do Campeonato Espanhol, mas apesar do placar elástico, o ex-santista não chegou às redes. Desde lá, o camisa 11 estava em busca do seu primeiro tento pela competição nacional e, nesta terça-feira, finalmente a espera terminou, na goleada de 4 a 1 da equipe catalã sobre a Real Sociedad.

Por coincidência, o adversário é o mesmo em que outros dois brasileiros fizeram seus primeiros gols com a camisa azul-grená pela Liga: Romário e Rivaldo.

Em 1993, o Baixinho chegou ao Barcelona depois de fazer história no PSV Eindhoven, da Holanda, e estreou na Liga fazendo não só um, mas três gols sobre a equipe de raízes bascas, sendo o último um verdadeiro golaço, encobrindo o goleiro adversário de fora da grande área.

Quatro anos mais tarde, foi a vez de Rivaldo ser o carrasco da Real Sociedad e fazer seus primeiros gols pelo Barça no principal campeonato do país. O meio-campista não chegou a balançar as redes três vezes como Romário, mas não ficou muito abaixo e deixou seu nome duas vezes no placar, inclusive anotando um deles em bela cobrança de falta.

Pouco mais de um mês após sua estreia, a primeira comemoração de Neymar na Liga Espanhola não veio em um lance de tanta plasticidade como seus antecessores. Aproveitando falha da defesa rival, o atacante da seleção brasileira fez seu segundo gol pelo novo clube completando cruzamento de Alexis quase que sem querer. Antes, havia marcado contra o Atlético de Madrid, na Supercopa da Espanha.

Além do camisa 11, Messi, Busquets e Bartra completaram o placar na goleada do Barcelona, válida pela 6ª rodada do Campeonato Espanhol. Com mais essa vitória, a equipe de Gerardo Martino chegou aos 18 pontos, liderando a competição com 100% de aproveitamento.