Topo

Espanhol - 2019

James Rodríguez faz golaço, Real marca o 100º e segue na cola do Barcelona

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 16h49

Recheado de desfalques, o Real Madrid teve uma atuação muito diferente da feita no primeiro turno do Campeonato Espanhol, quando venceu o Almería por 4 a 1. Nesta quarta-feira (29), jogando no Santiago Bernabéu, a equipe apresentou um futebol bem abaixo do normal e venceu por 3 a 0.

Como boas notícias ficam os três pontos conquistados, que o deixam na cola do Barcelona, e a certeza de que pelo menos alguns titulares voltarão a tempo para enfrentar a Juventus, no dia 5 de maio, pela Liga dos Campeões.

De olho no confronto contra a equipe italiana pela semifinal da Liga dos Campeões, o técnico Carlo Ancelotti decidiu poupar alguns titulares. Iker Casillas e Marcelo iniciaram a partida no banco de reservas, enquanto Sergio Ramos sequer foi relacionado para o duelo. Bale e Benzema continuam se recuperando de lesão.

Apesar de ter sido relacionado para a partida, o jovem Martin Odegaard, de apenas 16 anos, não entrou em campo pelo Real Madrid na partida contra o Almería.

Com os três pontos conquistados, o Real Madrid chega aos 82 e segue dois pontos atrás do líder Barcelona, faltando quatro rodadas para o término do Campeonato Espanhol. Além disso, o gol marcado por James Rodríguez fez com que a equipe alcançasse a marca de 100 bolas na rede nesta edição do torneio.

Já Almería segue tentando fugir do fantasma do rebaixamento. Com apenas 31 pontos, a equipe está somente dois à frente do Deportivo La Coruña, primeiro time na zona da degola do Campeonato Espanhol.

Na próxima rodada, o Real Madrid visita o Sevilla, no dia 2 de maio, enquanto o Almería recebe o Celta de Vigo, dois dias depois.

Fases do jogo

Logo aos 6 minutos de partida, Cristiano Ronaldo partiu para cima da defesa do Almería. Depois de enganar a defesa, o português bateu forte para uma boa defesa do goleiro Rubén Martínez.

A contar pelo lance perigoso aos 6 minutos, o primeiro tempo parecia que seria agitado. Mas ficou apenas na impressão. O lance relevante seguinte só foi acontecer aos 27 minutos, novamente com Cristiano Ronaldo. Em cobrança de falta de frente para o gol, a bola passou rente ao travessão do goleiro Rubén.

Um lance curioso aconteceu aos 40 minutos. Aparentemente com pressa para colocar a bola em jogo, Fabio Coentrão e James Rodríguez, cobraram lateral ao mesmo tempo, sem perceber que o outro também estava com uma bola.

Quando a partida parecia que iria para o intervalo com um 0 a 0 no placar, James Rodríguez fez todo mundo recordar o golaço marcado na Copa do Mundo de 2014, contra o Uruguaio. Aos 44 minutos, Toni Kroos fez lançamento para Cristiano Ronaldo, a defesa cortou e o colombiano, de primeira, fuzilou o gol de Rubén, abrindo o placar para o Real Madrid.

O segundo tempo nem bem havia começado e o Real Madrid aumentou a vantagem no marcador com um gol contra. Toni Kroos cruzou da direita e Cristiano Ronaldo, impedido, foi para a bola. O zagueiro do Almería Mauro dos Santos empurrou para a própria meta. O árbitro mandou o jogo seguir e validou o gol.

Com 2 a 0 no placar, o Real Madrid tirou o pé e passou a atacar cada vez menos o Almería. Aos 28 minutos, Cristiano Ronaldo cruzou rasteiro da direita, Chicharito apareceu à frente da defesa, mas, desequilibrado, mandou para fora.

Aos 39 minutos, Isco tocou para Chicharito dentro da área, que cruzou para Arbeloa, em posição legal, mandar para o fundo do gol de Rubén.

Em ritmo lento e com um adversário que quase não assustou o gol de Keylor Navas, o Real Madrid não teve dificuldades de segurar os 3 a 0 no placar e garantir os três pontos que o deixam vivo na briga pelo título do Campeonato Espanhol.

Melhor: James Rodríguez. Além de fazer um golaço, o 100º do Real Madrid na competição, o colombiano foi um dos mais participativos na partida. Se movimentando bem, chegou a criar algumas oportunidades para a equipe merengue.

Pior: Mauro dos Santos. Se enfrentar o Real Madrid já é difícil, a missão ficou ainda mais complicada quando o zagueiro argentino mandou para o próprio gol a bola vinda do cruzamento de Toni Kroos. O segundo gol merengue praticamente acabou com as chances do Almería na partida.

Outros destaques

Rotina: Desde que Cristiano Ronaldo chegou ao Real Madrid em 2009, a equipe sempre faz pelo menos 100 gols no Campeonato Espanhol. Antes do português, isso só havia acontecido uma vez: na temporada 1989-90.

Muy amigo: Com o gol contra de Mauro dos Santos, a atual edição do Campeonato Espanhol alcançou a marca de 32 bolas colocadas no próprio gol. Esse é o número mais alto desde a temporada 2007-08, de acordo com o twitter especializado @MisterChiping.