Topo

Espanhol - 2019

Danilo encara desconfiança no Real em clássico contra o amigo Neymar

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

20/11/2015 06h00

Atuando pelo lado esquerdo do ataque do Barcelona, Neymar terá pela frente o primeiro duelo da carreira contra o amigo Danilo, do Real Madrid. O lateral direito será o perseguidor do camisa 11 no superclássico, sábado, às 15h15 (de Brasília), no Santiago Bernabéu. A tarefa chega justamente em um momento complicado para o defensor, que é o atual titular, mas tem a desconfiança da torcida merengue por conta da preferência pelo rival Carvajal na posição.

Nos 15 jogos oficiais do Real na temporada, Danilo foi titular em 8. Carvajal nos outros 7. A dúvida do treinador Rafa Benitez não é a mesma dos torcedores. É o que aponta as pesquisas dos principais jornais esportivos de Madri. No Marca, Carvajal é o preferido de 73,2% dos votantes. No AS, o lateral espanhol tem vantagem ainda maior: com 76,7%.
 
“São dois excelentes laterais. Temos a intensidade, agressividade e energia do Carvajal. E temos a arrancada, presença ofensiva, chutes e bons cruzamentos do Danilo. Estamos muito bem cobertos seja qual for a escolha”, destacou Benitez recentemente sobre a concorrência na lateral.
 
A disputa da titularidade foi reaberta após os dois alternaram lesões. Danilo foi o titular nos dois primeiros jogos do time na temporada, mas sofreu lesão no pé direito que o afastou do time por um mês. No período, Carvajal engatou sequência de sete jogos seguidos, até também sofrer com lesão: no tornozelo direito.
 
“Vimos o Carvajal ser importante para o time, com assistência ao Benzema no clássico contra o Atlético de Madri (1 a 1, no Vicente Calderón) e fazer bons jogos. Ele tem histórico bom no clube, foi muito importante na conquista da décima (Liga dos Campeões em 2013-2014). É normal a torcida preferir ele com esse histórico atual e do passado”, destacou o jornalista espanhol David Medina, autor da reportagem: “A lateral não se livra das dúvidas”, no periódico Marca nesta semana.
 
O que pesa a favor da trajetória de Danilo no Real Madrid no momento é a sequência de seis jogos como titular enquanto Carvajal esteve lesionado. No período, o brasileiro fez até gol na vitória por 3 a 1 contra Celta de Vigo, fora de casa. 
 
Duelo com o amigo
 
A amizade com Neymar nasceu no Santos. Os dois atuaram juntos no time entre 2010 e 2011, e também na seleção sub-20 no mesmo período. A trajetória é vitoriosa com os títulos do Campeonato Paulista e Libertadores, de 2011.
 
A última partida em que atuaram juntos pelo Santos foi a goleada de 4 a 0 sofrida para o Barcelona no Mundial de Clubes, em 2011, no Japão. Logo depois, Danilo foi vendido ao Porto.
 
A chegada ao Real Madrid veio com o pagamento de 30 milhões de euros do clube merengue. No período de negociações, Danilo era cotado como substituto de Daniel Alves no Barcelona. Dirigentes do clube catalão apostavam no bom relacionamento com Neymar, e o fato da dupla estar junta na seleção de Dunga. No entanto, o Real se antecipou e fechou a contratação do lateral em abril, quatro meses antes da reabertura da janela de transferências.