Topo

Carioca - 2019

Wanderley faz dois gols, dá vitória ao Fla e ofusca estreia de Thiago Neves

Wanderley comemora o primeiro dos dois gols que marcou para o Fla nesta quarta - Fábio Castro/Agif/AE
Wanderley comemora o primeiro dos dois gols que marcou para o Fla nesta quarta Imagem: Fábio Castro/Agif/AE

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

26/01/2011 21h29

Na estreia de Thiago Neves quem brilhou foi Wanderley. O atacante, que saiu do banco ainda no primeiro tempo, fez os gols da vitória rubro-negra sobre o Americano por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Cláudio Moacyr Azevedo, em Macaé, pela terceira rodada do grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Com a vitória, o Flamengo, que jogou com um jogador a mais desde os 19 minutos do primeiro tempo, chegou aos nove pontos e segue na liderança do grupo com 100% de aproveitamento. O Americano permaneceu com dois, na quinta posição.

“A equipe esteve muito bem. Fizemos o que foi pedido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Venho trabalhando e sempre procurando ajudar o Flamengo”, salientou Wanderley.

Na próxima rodada, o Flamengo faz o clássico contra o Vasco, no domingo, às 19h30 (horário de Brasília), no Engenhão. No mesmo dia, só que no horário das 17h (horário de Brasília), o Americano recebe o Boavista, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos.

O jogo

A partida começou nervosa. Em dois minutos, o Americano já tinha recebido dois cartões amarelos. O atuação de forma enérgica do árbitro Rodrigo Carvalhaes de Miranda fez com que as coisas se acalmassem dentro de campo.

Melhor tecnicamente, o Flamengo começou a se soltar. Ainda “tímido” com a camisa rubro-negra, Thiago Neves tentou um voleio, mas sem sucesso. Entretanto, a partir dos 19 minutos, a vida começou a ficar facilitada para o time da Gávea, quando Felipe, que já tinha cartão amarelo, levou vermelho.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
11min - Willians cruza da direita, Thiago Neves dá um voleio, mas não pega firme na bola e o goleiro Jefferson defende
27min - Thiago Neves recebe a bola, ajeita para o pé direito, chuta da intermediária e o goleiro Jefferson espalma
38min - Fernando recebe de Wanderley já dentro da área, fica na boa para fazer o gol, mas se desequilibra e chuta à direita de Jefferson
SEGUNDO TEMPO
12min - Renato Abreu chuta, Jefferson dá um soco na bola e alivia o perigo para o Americano
24min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Marquinhos cruza da esquerda, a zaga do Americano se atrapalha e Wanderley empurra a bola para o fundo da rede
26min - GOOOLLL DO FLAMENGO!!! Renato Abreu recebe a bola pela esquerda e rola para Wanderley marcar mais um em Macaé

Com um jogador a mais em campo, Vanderlei Luxemburgo, logo em seguida, colocou o Flamengo ainda mais ofensivo. O treinador tirou Egídio, botou Wanderley e deslocou Renato Abreu para a lateral esquerda.

A partir daí, o Flamengo virou “dono” da partida. Mesmo assim, o time não estava conseguindo empolgar. Teve a chance de abrir o placar com Fernando, aos 38 minutos, mas o volante desperdiçou já dentro da área. O primeiro tempo terminou mesmo 0 a 0.

“O Americano está marcando muito forte. Só que precisamos tocar mais a bola, estamos ansiosos. Acho que volto para o segundo tempo”, disse Thiago Neves, na saída para o intervalo.

O Flamengo voltou para a etapa final disposto e fazer o gol logo no início e controlar a partida. Apesar de ter mais a posse de bola, o time esbarrava na forte marcação do Americano, além da pouca produtividade do meio-campo rubro-negro.

Para tentar mudar o panorama da partida, Vanderlei Luxemburgo foi para as suas duas últimas alterações. Aos 17 minutos, o treinador sacou Thiago Neves, muito cansado, e colocou Marquinhos. O ex-jogador do Fluminense saiu aplaudido pelos torcedores rubro-negros. O chileno Fierro, na vaga de Fernando, foi a outra novidade do Flamengo.

A parada técnica serviu para Vanderlei Luxemburgo ajustar o time. Além de mais acertado e também com uma ajuda do Americano, o Flamengo, aos 24, abriu o placar com Wanderley. Dois minutos depois, o mesmo atacante ampliou para o Rubro-Negro. A vitória estava assegurada: 2 a 0.

FLAMENGO 2 x 0 AMERICANO

Flamengo
Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Egídio (Wanderley); Fernando (Fierro), Willians, Thiago Neves (Marquinhos), Vander e Renato Abreu; Deivid.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Americano
Jefferson; Elson, Carlão e Jeferson Capixaba; Catatau, Índio, Wellington Jacaré, Renan e Gustavinho (William); Felipe e Diego Neves (Vandinho).
Técnico: Paulo Marcos

Data: 26/01/2011 (quarta-feira)
Local: Estádio Cláudio Moacyr Azevedo, Macaé (RJ)
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazonne e Diogo Carvalho Silva
Público: 8.805 (pagantes) e 10.000 (presentes)
Renda: R$ 218.250,00
Cartões amarelos: Leonardo Moura (Flamengo). Elson, Felipe e Diego Neves (Americano).
Cartão vermelho: Felipe, aos 19 minutos do primeiro tempo (Americano).
Gols: Wanderley, aos 24 e 26 minutos do segundo tempo.