Topo

Carioca - 2019

Com Romário, América reformula seu grupo para evitar outro rebaixamento

Novamente dirigente do América, Romário terá "carta branca" no futebol do clube - Photocamera/Divulgação
Novamente dirigente do América, Romário terá "carta branca" no futebol do clube Imagem: Photocamera/Divulgação

Bernardo Coimbra

No Rio de Janeiro

04/03/2011 08h13

Quinto colocado em 2010 (após disputar a Série B em 2009), o América, sete vezes campeão carioca, vive situação oposta no Estadual deste ano. Mesmo com a vitória sobre a Cabofriense por 2 a 0 na tarde de quinta-feira, em Edson Passos, pela primeira rodada da Taça Rio, o time rubro ainda luta contra o rebaixamento, drama já vivido em 2008.

PARTIDAS DO AMÉRICA PELA TAÇA RIO

03/03 - América 2 x 0 Cabofriense (Edson Passos)
09/03 - Fluminense x América (Engenhão)
13/03 - América x Bangu (Edson Passos)
20/03 - Olaria x América (Rua Bariri)
27/03 - América x D. de Caxias (Edson Passos)
03/04 - Madureira x América (Conselheiro Galvão)
10/04 - Macaé x América (Moacyrzão)
17/04 - América x Botafogo (local indefinido)

Conforme prevê o regulamento do Estadual, as duas equipes que obtiverem o menor número de pontos na somatória da fase de grupos das Taças Guanabara e Rio serão rebaixadas para a segunda divisão em 2012. O América foi a pior equipe do primeiro turno, ao lado da Cabofriense, com apenas quatro pontos somados.

O triunfo sobre a Cabofriense serviu para apagar, pelo menos um pouco, a humilhação pela derrota para o Vasco por 9 a 0, pela última rodada da Taça Guanabara. O “novo” América, além de ter trazido novamente Romário para ser dirigente, reformulou o seu elenco. Muitos jogadores foram dispensados e outros tantos contratados. Entre eles, os meias Bruno Reis (ex-Fluminense) e Diguinho (ex-Botafogo e Atlético-GO).

“O América passou por grande transformação para disputar a Taça Rio. Estamos confiantes em bons resultados, frutos do imenso esforço que fizemos”, afirmou o presidente do clube, Ulisses Salgado, que enalteceu também a importância do deputado Romário para o futebol americano.

“Mais uma vez o Romário ajuda o América, demonstrando a todos o grande torcedor que é, oriundo de família americana. É óbvio que, com os compromissos na Câmara Federal, ele não estará no dia a dia do futebol. Sua função passa a ser o grande mentor do elenco, inclusive na montagem do time atual. Também está colaborando na captação de patrocínios”, emendou.

Apesar de o América viver um momento delicado no Campeonato Carioca, o presidente acredita que seja possível carimbar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. Para isso, precisa terminar como o melhor entre os times que não disputam as Séries A (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), B (Duque de Caxias) e C (Madureira e Macaé).

TÍTULOS MAIS IMPORTANTES DO AMÉRICA

Cariocas - 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960
Taça Guanabara - 1974
Taça Rio - 1982
Torneio João Ellis Filho - 2010
Campeão dos Campeões - 1982

Neste momento, o Boavista seria o time classificado à Série D (o Rio de Janeiro tem direito a duas). O Sendas, na Segunda Divisão, já tem vaga garantida, pois venceu a Copa Rio 2010.

“Se você observar o desempenho do América nos dois últimos anos, ou seja, na minha gestão, verá que subimos como campeões da série B, em 2009, e fomos quinto no Carioca do ano passado, ganhando inclusive o Torneio João Ellis Filho. Em 2011, precisamos manter o ritmo”, salientou, bem confiante.

Um maior apoio da prefeitura

Além de ser ajudado por torcedores ilustres, como Romário, e por patrocinadores, o América gostaria de ver também uma mão esticada da prefeitura. Ulisses Salgado, entretanto, sabe que o apoio ao clube carioca viria de uma forma diferente das demais prefeituras, que possuem apenas um time na cidade, como Volta Redonda, Boavista, entre outros.

“O América é um Patrimônio do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes tem nos ajudado, mas creio que um maior compromisso com os clubes cariocas seria fundamental, principalmente com aqueles de menor investimento. Afinal, vamos sediar uma Copa do Mundo e todos os olhos estarão sobre o Rio de Janeiro”, encerrou.