Topo

Carioca - 2019

Saída do Rio traz sorte ao Fla nos últimos anos; Luxa prefere ressaltar o trabalho

Vinicius Castro

Em Atibaia-SP

09/04/2011 07h12

O Flamengo adotou uma regra nos últimos anos. Sempre que uma decisão se aproxima ou o clube precisa enfrentar um momento de dificuldade, os jogadores já sabem o que vai acontecer. A comissão técnica define o local e todos colocam o pé na estrada para se preparar para o compromisso em questão.

Foi assim nos últimos anos. Em 2007, Joel Santana assumiu o Flamengo lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e tirou o time do Rio de Janeiro diversas vezes até colocar o Rubro-Negro na Taça Libertadores do próximo ano. O local escolhido foi na Granja Comary, em Teresópolis.

Em 2008, na véspera da decisão do Campeonato Carioca, o mesmo Joel Santana levou o time para a Serra. Lá, comunicou que estava se transferindo para a seleção da África do Sul. Dias depois, conquistou o título, mas acabou perdendo uma classificação para as quartas de final da Copa Libertadores, em pleno Maracanã, para o América-MEX.

No ano seguinte, sob o comando de Andrade, o time voltou para a Granja Comary antes de se sagrar hexacampeão brasileiro. Desta vez, cinco dias de treinos em Atibaia-SP antes do clássico contra o Botafogo, domingo, às 18h30, no Engenhão. Se a saída do Rio de Janeiro costuma dar sorte, o técnico Vanderlei Luxemburgo relembra momentos da carreira para ressaltar a importância do trabalho e da concentração em uma situação como esta.

O FLAMENGO NO TWITTER

“Isso é uma preparação. Três ou quatro semanas antes de o Flamengo vir para cá as pessoas criticaram. Mas sempre precisa ser assim em um momento decisivo de competição. É assim que funciona na véspera de Copa do Mundo, Olimpíadas. Em 1993, trouxe o Palmeiras para Atibaia antes da final do Campeonato Brasileiro e deu resultado”, comentou o treinador, acrescentando.

“Por exemplo: se o tio de alguém tiver um problema, o cara não pode sair daqui. Os caras esquecem os problemas do Rio de Janeiro. O foco fica todo no trabalho. Não é questão de sorte. É fato que esse processo dá resultado. Os casados gostam muito da concentração, os solteiros é que não gostam muito. Mas faz parte. O trabalho foi muito produtivo”, encerrou.

Após a preparação em Atibaia-SP, o Flamengo enfrenta o Botafogo com a seguinte escalação: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.