Topo

Carioca - 2019

Fluminense leva susto, mas goleia Americano e lidera seu grupo na Taça Rio

Araújo comemora um dos seus gols durante a goleada do Flu sobre o Americano - Photocamera
Araújo comemora um dos seus gols durante a goleada do Flu sobre o Americano Imagem: Photocamera

Do UOL Esporte*

No Rio de Janeiro

10/04/2011 17h56

O Fluminense levou um susto no começo na partida, mas se recuperou no primeiro tempo e acabou decretando uma goleada sobre o Americano por 5 a 1 neste domingo, no Moacyrzão, pela penúltima rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, a equipe carioca passou a liderar o grupo B porque supera o Olaria nos critérios de desempate. O Botafogo, que também poderia ocupar o posto, foi derrotado pelo Flamengo. Já o time de Campos deu adeus ao sonho de uma possível classificação para a semifinal. Araújo, duas vezes, Conca, Mariano e Marquinho fizeram para o tricolor e Gustavinho descontou.

Na última rodada da Taça Rio, o Fluminense recebe o Nova Iguaçu, domingo, às 16h, no Engenhão. Já o Americano visita o Bangu no mesmo dia e horário em Moça Bonita.

      ASSISTA AOS SEIS GOLS DA PARTIDA

Antes da bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem as vítimas do massacre ocorrido em uma escola pública na última semana em Realengo. O ato ocorreu em todas as partidas da sétima rodada da Taça Rio.

O Fluminense surpreendeu ao entrar em campo com Deco no lugar de Souza. O luso-brasileiro vinha ficando no banco de reservas nas últimas partidas. No ataque, Enderson Moreira optou pela entrada de Araújo no lugar de Emerson, suspenso. Quem tinha motivos para comemorar antes do jogo iniciar era Diguinho, que jogou com o número 100 nas costas, referência ao número de jogos que já realizou pelo clube.

Precisando vencer para continuar na cola dos líderes do grupo B, o Fluminense tentou agredir o adversário desde o início. Entretanto, as dificuldades permaneciam porque Conca continuava apagado e os laterais pouco eram acionados. O time campista apenas se defendia e apostava nas bolas paradas e contra-ataques para surpreender o Tricolor.

E foi em uma jogada rápida que o Americano acabou abrindo o placar. Aproveitando um mal posicionamento da defesa tricolor, os campistas armaram um bom contra-ataque. Carlos Alberto passou por Mariano e cruzou na medida para Gustavinho fazer 1 a 0.

CONFIRA OS PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
12 min - Edinho arranca em velocidade, dribla um zagueiro, mas chuta por cima do gol
20 min - GOOOLLL DO AMERICANO!!! Após rápido contra-ataque, Carlos Alberto cruza e Gustavinho marca de cabeça
32 min - Carlos Alberto pega rebote da defesa e chuta com perigo. A bola desvia em Valencia e sai pela linha de fundo
34 min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Conca cobra falta com categoria e a bola ainda tocou na mão de Jefferson antes de entrar
36 min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Após boa troca de passes, Júlio César rola para Araújo empurrar para a rede
SEGUNDO TEMPO
5 min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!!Marquinho recebe de Fred e rola para Mariano finalizar para a rede
10 min - GOOOLLL DO FLUMINENSE!!! Conca serve Araújo, que finta um zagueiro e finaliza com precisão
18 min - Após cruzamento da esquerda, Diego Neves cabeceia e Ricardo Berna faz boa defesa
23 min - Ayrton chuta com efeito e Ricardo Berna defende no canto direito
42min - GOOOLL DO FLUMINENSE!!! Tartá divide com Jeffrerson e a bola para Marquinho cabecear para a rede

Desorganizado e demonstrando nervosismo, o Fluminense sentiu o primeiro gol. Mesmo assim, a melhor qualidade técnica acabou prevalecendo. Em dois lances de categoria, os cariocas conseguiram virar o jogo. Aos 34, Conca cobrou falta com maestria para empatar o confronto. Dois minutos depois, o time fez uma bela troca de passes que culminou com o passe de Júlio César para Araújo marcar.

Com a vantagem, o Fluminense se acalmou na partida e passou a ter mais tranquilidade para realizar seu jogo. Mesmo assim, o Americano não se deu por vencido e manteve uma boa postura. No final do primeiro tempo, Edinho empurrou Carlos Alberto dentro da área. Porém, o árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro ignorou o pênalti.

O Fluminense retornou para o segundo tempo com Marquinho no lugar de Deco. Acácio também mexeu no Americano ao sacar Índio e promover a entrada de Renan. A equipe carioca permaneceu em cima do adversário e com apenas cinco minutos marcou o terceiro gol em boa triangulação dentro da área campista. Marquinho recebeu de Fred e rolou para Mariano emendar de primeira e estufar a rede.

A pressão tricolor continuou e o quarto gol acabou saindo após bom passe de Conca para Araújo. Aos dez, ele fintou um zagueiro e emendou com precisão para vencer o goleiro Jefferson. Após decretar a goleada, o Fluminense teve tranquilidade para fazer seu jogo, mas demonstrou certa acomodação com o resultado. O Americano não esmoreceu e teve chances claras para diminuir, mas Ricardo Berna apareceu bem e impediu uma possível reação do adversário. No fim, os cariocas ainda tiveram tempo para marcar mais um gol, através de Marquinho, e deu números finais ao jogo.

*Atualizada às 20h39