Topo

Carioca - 2019

Dupla Rafael Moura e Araújo já marcou 11 gols e mostra o seu valor no Flu

Rafael Moura e Araújo estão demostrando um rendimento melhor que o ataque titular - Wallace Teixeira/Agência Photocamera
Rafael Moura e Araújo estão demostrando um rendimento melhor que o ataque titular Imagem: Wallace Teixeira/Agência Photocamera

Marlos Bittencourt

No Rio de Janeiro

14/04/2011 07h01

Contratados para serem reservas de Fred e Emerson, Rafael Moura e Araújo parecem estar dando mais resultado do que o ataque principal do Fluminense. Neste ano, a dupla “secundária” da linha de frente tem um gol a mais em relação aos titulares que, juntos, marcaram dez no Campeonato Carioca e Libertadores.

RENDIMENTO DO ATAQUE

ATAQUE TITULAR
Fred: 13 jogos e nove gols
Emerson: Oito jogos e um gol
ATAQUE RESERVA
Rafael Moura: 15 jogos e sete gols
Araújo: 12 jogos e quatro gols

É bem verdade que Fred e Emerson estiveram lesionados e desfalcaram o Fluminense em algumas partidas. Somando as participações de ambos, eles disputaram 21 partidas, enquanto os reservas Rafael Moura e Araújo, somados, estiveram em campo 27 vezes este ano com a camisa do Fluminense juntando as duas competições em disputa.

Rafael Moura foi titular até a recuperação de Fred, que teve uma lesão na panturrilha esquerda. O He-Man marcou sete gols, sendo cinco no Campeonato Carioca e dois na Libertadores. Já o atacante Araújo, que tenta aproveitar as poucas oportunidades que lhe são dadas, soma quatro gols, três na competição regional e um na sul-americana.

Fred, capitão do time e principal astro ao lado do meia Darío Conca, ainda não marcou na Libertadores. No Campeonato Carioca, porém, é o artilheiro da competição, ao lado de Somália, do Duque de Caxias, com nove gols marcados. Além disso, é o artilheiro do Fluminense nesta temporada de 2011.

Rafael Moura, cuja insatisfação por estar na reserva é transparente, evita polemizar em relação aos companheiros. De acordo com He-Man, o quartero de ataque do Fluminense é unido e não há espaço para 'picuinhas' entre eles. O atacante lembrou ainda que os titulares fizeram por merecer onde estão, o que é compreensível.

R. MOURA INSATISFEITO

Photocamera
Com a recuperação de Fred, Rafael Moura perdeu a vaga de titular depois de se destacar à frente do comando de ataque do time. Antes de ir para o banco de reservas, o atacante estava marcando gols e chegou a sete, sendo cinco no Carioca e dois na Libertadores em 15 jogos. Mas a barracão e a insatisfação, segundo ele, não podem se transformar em revolta.

“A média de quatro ou cinco gols como reserva é boa, mas isso não credencia a ninguém para ser titular. Quem sabe é o técnico. Ele (Enderson Moreita, técnico interino) entende que Emerson e Fred são os titulares e os dois fizeram por merecer,  pelo histórico que eles têm na profissão. Mas os quatro podem ser titulares em qualquer time porque o nível é alto”, afirmou Rafael Moura.

He-Man não se contenta com a reserva, mas tem demonstrado estar feliz pelos companheiros de ataque, principalmente por Araújo, que foi barrado por Muricy Ramalho porque estaria fora de forma. De acordo com Rafael Moura, o colega esperou o momento certo e, quando teve as oportunidades, aproveitou para fazer bem o trabalho.

“O Araújo esperou o momento dele e ninguém aqui cobrou posição de quem quer que seja. Todo o grupo espera pela oportunidade, que um dia surgirá. Fico feliz por Araújo. A gente quer jogar, mas quando não dá torcemos por nossos amigos dentro de campo”, encerrou Rafael Moura.