Topo

Carioca - 2019

Botafogo encara Americano sem pilar ofensivo e tenta salvar 'grandes' na rodada

Sem Loco Abreu, Herrera será mais uma vez o homem-gol do Botafogo nesta quinta - Fernando Soutello/AGIF
Sem Loco Abreu, Herrera será mais uma vez o homem-gol do Botafogo nesta quinta Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/03/2012 06h00

Após ser eliminado nas semifinais da Taça Guanabara, o Botafogo buscará a reabilitação na Taça Rio. Logo na primeira partida contra o Americano, nesta quinta, às 19h30, no estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ), o Alvinegro não poderá contar com três de seus principais jogadores: Loco Abreu, Maicosuel e Elkeson. A falta de entrosamento da equipe causa preocupação, mas os botafoguenses tentarão salvar os 'grandes' do Rio na rodada - Flamengo, Fluminense e Vasco tropeçaram na quarta.

SEM REPETIR ESCALAÇÃO, OSWALDO DE OLIVEIRA LAMENTA MUDAR 'FOTOGRAFIAS'

  • Durante toda a temporada de 2012, o técnico Oswaldo de Oliveira só pôde repetir a escalação do Botafogo nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara. A partir do terceiro jogo, as lesões começaram a fazer com que o treinador não pudesse repetir a formação do time que considera ideal. O comandante lamenta a frequente mudança de rostos na tradicional foto tirada antes das partidas, mas aposta em Willian para manter o padrão de jogo.

Sem poder contar com Loco Abreu [convocado para amistoso do Uruguai], Maicosuel e Elkeson [lesionados], Herrera será a referência no comando do ataque do Glorioso. Willian e Fellype Gabriel farão suas estreias em 2012, jogando pelas pontas direita e esquerda, respectivamente.

“A falta de entrosamento não vai prejudicar, mas vão entrar dois jogadores com características diferentes do Maicosuel e do Elkeson. Claro que o entendimento não será o ideal, mas com certeza a vontade, a luta e a determinação vão prevalecer e suprir essa necessidade. Para solucionar esse problema temos que conversar. Já fizemos isso com o Fellype e com o Willian e esperamos que o pouco tempo tenha sido suficiente. O importante é a vitória neste momento”, disse Renato, que se recuperou de dores musculares no glúteo, treinou normalmente na última quarta e se confirmou para a partida.

O técnico Oswaldo de Oliveira lamentou a ausência dos três jogadores, que são considerados titulares e responsáveis pelo ataque do Glorioso. O treinador, no entanto, deixou claro para o grupo que as mudanças não podem ser decisivas negativamente.

“Essa partida não pode ter esse magnetismo de atrair influências e tendências, pois teremos dificuldades por ter perdido os três jogadores mais agudos da equipe. São os responsáveis pelo ataque da equipe. Nós não temos o Abreu, o Elkeson e o Maicosuel. É uma mudança muito significativa, mas ela não pode ser um divisor de águas. É uma questão de continuidade”, afirmou o treinador, antes de comentar sobre as seguidas ausências nos últimos jogos.

“É uma coisa que preocupa. Se tivéssemos o Maicosuel contra Fluminense, aumentaríamos as nossas chances de vitória. Mas é uma coisa que temos que nos adaptar, ultrapassar esse tipo de barreira. A medida que os desfalques vão ocorrendo, o grupo vai criando anticorpos para resolver esse tipo de problema. O ideal é contar com todos, mas temos que produzir soluções”, finalizou.

Com uma péssima campanha na Taça Guanabara – quatro pontos em sete jogos disputados –, o Americano inicia a Taça Rio para escapar da degola. A fórmula para melhorar é vencer dentro de casa. “Desde que cheguei ao Americano, não tive tanto tempo para preparar a equipe. Agora com esse intervalo entre Taça Guanabara e Taça Rio tivemos um tempo ideal e já percebo uma clara melhora no time. Espero que contra o Botafogo tudo aquilo que foi pedido seja bem executado pelos jogadores para a gente conquistar uma importante vitória”, disse o técnico Luís Antônio Zaluar.

AMERICANO X BOTAFOGO

Estádio: Godofredo Cruz – Campos (RJ)
Data/hora: 01/03/2012 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e João Luiz Coelho de Albuquerque

AMERICANO: Erivélton; Alex, Adalberto, Ricardo Braz e Marcos Felipe; Rhayne, Caetano, Marconi e Pachola; Hugo (Adão) e Tardelly. Técnico: Luís Antônio Zaluar

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho, Willian; Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira