Topo

Carioca - 2019

Primeiro Fla-Flu em ano do centenário será esvaziado por Libertadores e lesões

Deivid (d) e Edinho disputam a bola no último Fla-Flu; ambos podem atuar domingo - André Portugal/VIPCOMM
Deivid (d) e Edinho disputam a bola no último Fla-Flu; ambos podem atuar domingo Imagem: André Portugal/VIPCOMM

Caio Barbosa e Juliane Medeiros

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2012 06h01

No ano em que o clássico Fla-Flu comemora 100 anos de existência, tricolores e rubro-negros entrarão em campo, neste domingo, às 18h30, no Engenhão cientes da importância do jogo. A rivalidade é o principal motivador, mas a Taça Rio está longe de ser prioridade para os rivais. É a Copa Libertadores que domina as atenções dos clubes. O Fluminense abriu mão de seu sistema ofensivo titular para jogar a terceira rodada do segundo turno estadual. O Flamengo tem outro problema: a imensa lista de desfalques.

O Flu superou o Boca Juniors em La Bombonera, e usou Thiago Neves, Wellinton Nem, Deco e Fred até o limite. O Flamengo venceu, sob vaias, o Emelec e perdeu Léo Moura, mais uma dor de cabeça para Joel Santana. As partidas pela competição sul-americana prejudicaram os times para o jogo deste domingo. Abel Braga irá dar descanso aos seus jogadores para ter o quarteto em melhores condições na partida da próxima quarta-feira, contra o Zamora, da Venezuela, também pela Libertadores. Carlinhos também está fora.

EQUIPES VIVEM MOMENTOS DISTINTOS NA TEMPORADA

Flamengo venceu Emelec no meio de semana, mas torcida não gostou do futebol apresentado Já o Fluminense vem de vitória sobre o Boca Juniors em plena Bombonera

"Daremos toda a importância que o Fla-Flu merece, mas temos um planejamento que será seguido à risca. Temos de ver que, em uma competição [Carioca], já estamos classificados para a decisão e, na outra [Libertadores], ainda não estamos garantidos na próxima fase. Não podemos esquecer disso. E acho que o torcedor do Fluminense, que é inteligente, entende. Pelo menos os que voltaram da Argentina no mesmo voo que a gente, que pediram para eu escalar só os reservas, entendem", brincou o técnico Abel Braga, que não revelou o time que entrará em campo.

O treinador faz questão de dizer, porém, que os jogadores serão poupados justamente para que os que estão em melhores condições físicas possam honrar a camisa tricolor no duelo deste domingo. "Vai entrar o melhor time possível. E quem conhece o Fla-Flu sabe que o clássico independe dos jogadores que estão em campo. Fla-Flu é assim", completou Abel Braga.

Daremos toda a importância que o Fla-Flu merece, mas temos um planejamento que será seguido à risca

Abel Braga, técnico do Fluminense

No lado rubro-negro, a Libertadores tirou do clássico Leonardo Moura, que não tem o peso de Ronaldinho Gaúcho, mas vem sendo um dos destaques do time na temporada. O lateral se junta a Felipe, Airton, Willians, Maldonado, Camacho e Renato no departamento médico. Herói do último confronto no Brasileirão passado, ao marcar dois gols na virada por 3 a 2, Bottinelli está suspenso. Diferentemente do Fluminense, no Rubro-negro as estrelas estão confirmadas, mas os principais coadjuvantes desfalcam o time.

Junior Cesar falou que espera que clássico mobilize as torcidas, mesmo com baixas importantes. “Um Fla-Flu dispensa comentários. Mexe com as duas torcidas. O Fluminense vem de um grande resultado na Libertadores. Eu não tenho nenhum sentimento pelo Fluminense. Eu estou aqui no Flmengo e quando a bola rolar, eu vou esquecer de tudo", disse o lateral, formado nas Laranjeiras.

O Flamengo está em quarto lugar na Taça Rio, com 3 pontos no grupo A, atrás de Botafogo, Macaé e Resende. O Fluminense tem os mesmos três pontos, iniciou a rodada na vice-liderança do grupo B, atrás apenas do Vasco.

FLAMENGO X FLUMINENSE

Local: Estádio João Havelange, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 11/3/2012 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães
Auxiliares: Dibert Pedrosa e Luiz Antônio de Oliveira

Flamengo: Paulo Victor; Galhardo, Gonzalez, David e Junior Cesar; Muralha, Luiz Antonio e Negueba (Thomas ou Gustavo); Ronaldinho, Vagner Love e Deivid

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno (Souza), Digão (Leandro Euzébio), Anderson e Carleto; Valencia (Edinho), Diguinho (Jean), Wagner e Lanzini; Rafael Sóbis e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga