Topo

Carioca - 2019

Abel Braga elogia Flu, ressalta vantagem, mas diz que título não está definido

Abel Braga orienta os jogadores do Fluminense durante a goleada sobre o Botafogo - Fernando Maia/UOL
Abel Braga orienta os jogadores do Fluminense durante a goleada sobre o Botafogo Imagem: Fernando Maia/UOL

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/05/2012 19h25

Abel Braga não escondeu a alegria com a atuação do Fluminense na primeira partida da final do Campeonato Carioca. A goleada por 4 a 1 sobre o Botafogo, neste domingo, fez com que os torcedores tricolores deixassem o Engenhão comemorando antecipadamente o título estadual. Para reverter o panorama, o Alvinegro precisa vencer por pelo menos três gols de diferença e levar a decisão para os pênaltis. Mas o técnico tricolor pediu cautela com a euforia de momento.

“Ainda não ganhamos nada, mas demos um passo enorme. Estamos contentes e alegres pela vitória, mas sem exagero, sem euforia. Claro que é difícil perdermos da mesma forma como vencemos hoje [domingo]. Temos uma grande vantagem e precisamos administrá-la da melhor maneira possível. É muito melhor ter essa vantagem do que o contrário”, afirmou o treinador.

Para Abel Braga, o fato de o time não ter proporcionado oportunidades de gols ao Botafogo provou a superioridade do Tricolor na primeira partida da final do Campeonato Carioca. “Sofremos um gol com falha individual e não demos mais nenhuma chance clara ao Botafogo. Temos que levar como aprendizado o fato de a equipe não ter se abalado após sofrer o primeiro gol. Tivemos mais posse de bola e conseguimos o empate de maneira justa. Depois criamos duas situações de jogo que treinamos e marcamos os gols. Nossa zaga também teve uma grande atuação tática”, disse.

Por fim, o técnico do Fluminense admitiu que a expulsão do lateral direito Lucas, do Botafogo, no início do segundo tempo, facilitou a vida de seu time. “Em momento algum tira o mérito da vitória, mas é obvio que depois da expulsão as coisas ficaram muito mais fáceis. Conseguimos os gols e construímos uma importante vantagem”, encerrou.

Fluminense e Botafogo voltam a se enfrentar no próximo domingo na partida decisiva do Campeonato Carioca, às 16h, no Engenhão. No entanto, as duas equipes têm compromissos importantes no meio da semana. O Alvinegro encara o Vitória-BA na quarta-feira pela Copa do Brasil. Já a equipe tricolor recebe o Internacional na quinta pela Copa Libertadores.