Topo

Carioca - 2019

Botafogo revê 1º rival de série invicta em final do Carioca contra o Fluminense

Botafogo e Fluminense se enfrentaram duas vezes em 2012: dois empates - Dhavid Normando/Photocamera
Botafogo e Fluminense se enfrentaram duas vezes em 2012: dois empates Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/05/2012 06h00

A invencibilidade de 23 jogos do Botafogo teve início na última rodada do Brasileirão de 2011, quando o Alvinegro empatou por 0 a 0 com o Fluminense. Neste domingo, às 16h, o terceiro reencontro acontece no Engenhão em ocasião muito mais importante: o primeiro duelo da final do Campeonato Carioca. O Tricolor terá a chance de pôr fim a esta série sem derrotas do rival, enquanto o Glorioso tenta manter a sequência para se aproximar da marca do Flamengo - que no ano passado ficou 26 partidas sem perder.

DECISIVOS NOS PÊNALTIS, JEFFERSON E CAVALIERI COMANDAM DEFESAS EM FINAL

  • A final do Campeonato Carioca, às 16h deste domingo, colocará dois goleiros em grande fase frente à frente. Decisivos quando o assunto é pênalti, Jefferson e Diego Cavalieri comandam as defesas de Botafogo e Fluminense contra atacantes que prometem dar trabalho. No quesito penalidades, o jogador do Alvinegro leva vantagem, já que defendeu quatro contra três do Tricolor. Os dois jogadores foram responsáveis pelas classificações do Botafogo na Copa do Brasil e do Fluminense na Taça Guanabara - neste torneio, em duelo particular entre Jefferson e Cavalieri após empate no tempo normal.

A missão do Fluminense não será das mais fáceis. A última vitória do time das Laranjeiras sobre o Botafogo ocorreu há mais de dois anos, no dia 7 de março de 2010. Fred e Mariano garantiram o triunfo tricolor. De lá para cá, a equipe de General Severiano levou a melhor em três oportunidades, havendo ainda cinco empates - duas igualdades neste ano.

O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, minimizou as estatísticas, afirmou que este jogo por si só já vale muita coisa e projetou dois confrontos muito equilibrados na final. “Um grande elenco, talvez o melhor do Brasil. Entram e saem jogadores, mas sem perder a postura e a forma de jogar. Foi o melhor time da primeira fase da Libertadores e é absoluto candidato ao titulo. São fatores importante e difíceis que termos que encarar nessas finais”, disse.

Diego Cavalieri, assim como Oswaldo de Oliveira, também aposta em um equilíbrio muito grande nos dois próximos jogos. “São duas equipes de tradição que se reencontram em mais um jogo decisivo. Não tem como fugir disso. Tenho certeza de que será difícil e equilibrado como sempre. O detalhe vai fazer a diferença”, afirmou

Para esta partida o comandante alvinegro não poderá contar com Andrezinho e Jobson. O meia sofreu um estiramento na coxa esquerda e ficará mais alguns dias no departamento médico. O atacante sofreu novas dores e vai ficar parado por, pelo menos, dez dias. Por outro lado, Oswaldo de Oliveira pôde respirar aliviado já que Loco Abreu, Jefferson, Renato e Fellype Gabriel tiveram uma melhora significativa e estarão em campo neste domingo.

O Botafogo não realizou coletivo - porque atuou no meio da semana pela Copa do Brasil, mas o treinador deverá utilizar Fellype Gabriel na vaga de Andrezinho, com Maicosuel e Elkeson aberto pelas pontas com Loco Abreu sendo o único atacante da equipe. Renato volta ao time ao lado de Marcelo Mattos, dando proteção aos laterais Lucas e Márcio Azevedo e aos zagueiro Fábio Ferreira e Antônio Carlos. Jefferson, reassume a camisa 1, após se queixar de dores no braço esquerdo e desfalcar o time diante do Vitória.

O Fluminense, por sua vez, também terá desfalques importantes para a primeira partida decisiva. Diguinho, Wellington Nem, Valencia e Anderson foram vetados pelo departamento médico tricolor. Por outro lado, Thiago Neves que tinha pouca possibilidade de jogar, treinou normalmente nos últimos dias e demonstrou estar recuperado da torção no tornozelo esquerdo.

Assim, o camisa 7 será escalado no ataque ao lado de Rafael Sóbis e Fred. Deco arma as jogadas com o apoio dos laterais Bruno e Carlinhos. Na parte defensiva, Edinho e Jean são as apostas. Sem Anderson, Gum e Leandro Euzébio são os escolhidos para proteger a meta de Diego Cavalieri.

FLUMINENSE X BOTAFOGO

Data: 06/05/2012, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Globo, Band, Sportv 2
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Abel Braga

BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira