Topo

Carioca - 2019

'Time do 1 a 1', Botafogo vê retrospecto ameaçar 1º título real no Engenhão

Em 24 partidas no ano, o Bota venceu apenas três vezes por três gols de diferença - Livia Villas Boas/AGIF
Em 24 partidas no ano, o Bota venceu apenas três vezes por três gols de diferença Imagem: Livia Villas Boas/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/05/2012 06h00

O Botafogo estava 23 jogos sem perder, mas a invencibilidade caiu em péssima hora. Na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu por 4 a 1 e abriu larga vantagem para faturar o título. E apesar do elenco alvinegro não se dar por vencido, a batalha será dura: terá que triunfar por, pelo menos, três gols de diferença. Em 2012, o Glorioso só conseguiu a façanha em três ocasiões. Agora, o Alvinegro vê o retrospecto colocar em risco a chance de conquistar um 'título real' no Engenhão - o primeiro troféu levantado em casa foi a Taça Rio, equivalente ao segundo turno do Estadual.

RESULTADOS DO BOTAFOGO NO ANO

PLACARESJOGOS
1 x 17
3 x 15
0 x 03
4 x 22
2 x 21
5 x 01
4 x 11
3 x 01
2 x 01
2 x 11
1 x 41

O Botafogo entrou em campo 24 vezes na temporada. E somente em três delas, o time comandado por Oswaldo de Oliveira obteve uma vitória com diferença superior a três gols - todas durante a Taça Guanabara, o primeiro turno da competição, e contra adversários de menor expressão. Os triunfos foram contra Olaria e Bonsucesso, no Engenhão; e Macaé, fora de casa. O placar mais comum ao clube de General Severiano em 2012 foi o 1 a 1 - resultado que deixará o troféu estadual nas mãos do Fluminense.

A missão, no entanto, não é considerada impossível. "Vocês acreditavam que aconteceria esse resultado? Então é possível também. Só não adianta fazer uma coisa quando outra está na frente", afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira ao lembrar o confronto no meio da semana pela Copa do Brasil.

O Glorioso enfrenta o Vitória-BA nesta quarta-feira, às 19h30, no Engenhão, pelas oitavas de final. Após o empate em Salvador, qualquer vitória simples dá a vaga ao Botafogo. A equipe volta a enfrentar o Fluminense no próximo domingo na partida decisiva do Carioca. E tentará reverter a ampla desvantagem para conquistar seu primeiro título estadual no estádio que administra desde 2007.