Topo

Carioca - 2019

Fred e Loco têm tratamento especial, mas só Botafogo terá astro na decisão

Loco estará em campo na grande final do Estadual; Fred, machucado, ficará na torcida - Wagner Meier/Foto Arena/AE e Wallace Teixeira/Photocamera
Loco estará em campo na grande final do Estadual; Fred, machucado, ficará na torcida Imagem: Wagner Meier/Foto Arena/AE e Wallace Teixeira/Photocamera

Bernando Gentile e Caio Barbosa

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/05/2012 14h01

Eles são capitães, goleadores, vivem cheios de mimos e regalias e são os ídolos das torcidas de Fluminense e Botafogo. No jogo que definirá o campeão do Estadual do Rio 2012, porém, apenas o alvinegro Loco Abreu estará em campo. Fred, novamente machucado, será apenas mais um torcedor neste domingo, a partir das 16h, no Engenhão. Alvo de tratamentos especiais durante todo este início de temporada por causa de seus frágeis estados físicos, os dois astros foram fundamentais para levar as suas equipes para a decisão. 

NÚMEROS DE FRED EM 2012

JOGOS DISPUTADOS15
GOLS MARCADOS10
MÉDIA0,66 GOL/JOGO
ARTILHARIA DO CARIOCA6º COM 7 GOLS

A estrela tricolor disputa o seu quarto Campeonato Carioca e, pela primeira vez nestes anos que o clube chega a final, Fred estará de fora. Protagonista da arrancada que livrou o time do rebaixamento em 2009, o camisa 9 das Laranjeiras foi, também por causa das lesões, mero coadjuvante na conquista do Brasileirão do ano seguinte. Neste Carioca, porém, é impossível dissociar o nome do atacante de uma possível conquista.

O Fluminense chegou à grande decisão muito por causa da atuação e dos dois gols de Fred na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco na final da Taça Guanabara. E no primeiro jogo contra o Botafogo, foram do capitão tricolor o gol de empate – de biclicleta – e a assistência para o quarto gol, marcado por Marcos Jr.

“Perdemos um jogador importante, artilheiro e capitão, mas não adianta lamentar. Felizmente, temos o Rafael Moura, que é do mesmo nível e está adaptado ao esquema. É um jogador do mesmo nível do Fred, do Loco Abreu, dos grandes atacantes que temos hoje no futebol brasileiro”, comparou o técnico Abel Braga, cercando de carinho o substituto de Fred na grande decisão.

NÚMEROS DE LOCO ABREU EM 2012

JOGOS DISPUTADOS16
GOLS MARCADOS12
MÉDIA0,75 GOL/JOGO
ARTILHARIA DO CARIOCA3º COM 11 GOLS

A ausência do jogador deixará os holofotes voltados para a principal estrela alvinegra, Loco Abreu. Ídolo máximo do clube nos últimos anos não apenas pelos gols, mas pela personalidade e um estilo peculiar que cativa não só alvinegros como torcedores de times por todo o país. Numa temporada em que o Botafogo ficou 23 jogos invicto, Loco teve seus momentos de baixa com uma série de pênaltis perdidos (seis no total), mas ainda assim tem números impressionantes: 12 gols em 16 partidas, média de 0,75 por jogo.

Na reta final, à exceção do primeiro jogo da decisão, Loco foi decisivo ao marcar três gols contra o Bangu na semifinal da Taça Rio e dois contra o Vasco na final. Se mantiver esta média, poderá não só levar o Botafogo a uma conquista histórica neste domingo como alcançar a artilharia. O uruguaio marcou 11 gols e está a dois do goleador Somália.

“O Abreu não vinha fazendo gol, mas de repente fez cinco. Quem sabe? Essa mistura de ousadia e irreverência é interessante. Eles têm que criar, dar uma bicicleta, ou uma cavadinha. Dois ingredientes muito fortes para o jogo”, disse o técnico Oswaldo de Oliveira.