Topo

Fluminense aposta em embalo e vantagem para bater Botafogo na decisão do Carioca

Botafogo tentará se recuperar de goleada por 4 a 1 para conquistar título do Estadual Imagem: Fernando Maia/UOL

Bernardo Gentile e Caio Barbosa

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/05/2012 06h00

Fluminense e Botafogo decidirão o Campeonato Carioca neste domingo, às 16h, no Engenhão. A vantagem do Tricolor, obtida após a goleada por 4 a 1 do primeiro jogo da final, é o principal trunfo da equipe para soltar o grito de campeão no fim dos 90min. Além disso, o time das Laranjeiras espera fazer valer seu melhor momento, já que conquistou a classificação para às quartas de final da Copa Libertadores com a vitória sobre o Internacional, na última quinta.

O Alvinegro, por sua vez, vive fase completamente oposta. A goleada para o rival gerou um mal estar que se transformou em crise após a eliminação da Copa do Brasil - com derrota para o Vitória por 2 a 1, em pleno Engenhão. Para ‘salvar’ o primeiro semestre, o Glorioso terá que vencer o Flu por quatro gols de diferença para levantar a taça no fim do clássico ou por três para decidir o título nas cobranças de pênalti.

O técnico Abel Braga sabe que o Botafogo não terá outra opção senão atacar. Assim, o comandante já orientou seus jogadores a terem atenção máxima, principalmente, no início do confronto. O treinador ressalta o embalo, mas afirma que sua equipe contou com uma pitada de sorte nos dois últimos confrontos.

"Contra o Botafogo não tem nada ganho. Você vê o resultado do Deportivo Quito, que perdeu de 6 a 0 da Universidad de Chile depois de também ganhar por 4 a 1 no primeiro jogo. Vamos nos defender mais do que no domingo passado, porque fizemos quatro gols e temos que esquecer aquilo. Vamos combinar que tivemos felicidade e sorte nos dois jogos. Sem sorte não se vai a lugar nenhum. Aquele gol de bicicleta do Fred no último minuto, a expulsão do Lucas, tudo isso contribuiu para o resultado. E não é sempre que isso vai acontecer”, disse Abel.

O treinador não poderá contar com Valencia e Fred. O volante não se recuperou de uma lesão na panturrilha esquerda e desfalcará a equipe. Já o atacante, deixou a partida contra o Inter com um estiramento muscular na coxa direita. Ele não jogará a final deste domingo e nem o Boca Juniors, na próxima quarta-feira, pela Libertadores. Rafael Moura assume a posição.

Desfalcado, Botafogo busca “milagre”

A missão do Botafogo é ingrata e o que já seria difícil ficou ainda mais complicado. Além de reverter um elástico placar, o Alvinegro terá desfalques de última hora: Marcelo Mattos e Antônio Carlos com dores na coxa direita e no joelho direito, respectivamente, não estarão em campo para ajudar os companheiros. Além da dupla, Andrezinho com estiramento na coxa esquerda, Jobson, se recondicionando fisicamente, e Lucas, expulso, estão fora. Gabriel assume a titularidade da lateral direita, Brinner entra na zaga e Jádson jogará ao lado de Renato no meio campo.

O técnico Oswaldo de Oliveira quer sua equipe tranquila em campo. Segundo o treinador, se seus comandados entrarem em campo buscando o terceiro ou quarto gols antes do primeiro nada dará certo. O líder alvinegro pede que os jogadores cumpram um objetivo de cada vez.

“Vamos trabalhar nesse sentido. Vamos entrar tranquilos e buscar o primeiro gol. Se conseguirmos, vamos passar a batalhar pelo segundo e assim por diante. Não é impossível. Futebol tem exemplos memoráveis. Vamos tentar repetir, por que não? Seria muito grande para nós. Vamos tentar com todos os recursos leais que temos a nosso favor”, disse Oswaldo de Oliveira.

BOTAFOGO X FLUMINENSE

Data: 13/05/2012, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Globo, Band, Sportv 2
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos

BOTAFOGO
Jefferson; Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jádson, Renato, Maicosuel, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Rafael Moura
Técnico: Abel Braga

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fluminense aposta em embalo e vantagem para bater Botafogo na decisão do Carioca - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Carioca - 2019