Topo

Carioca - 2019

Fluminense aposta em embalo e vantagem para bater Botafogo na decisão do Carioca

Botafogo tentará se recuperar de goleada por 4 a 1 para conquistar título do Estadual - Fernando Maia/UOL
Botafogo tentará se recuperar de goleada por 4 a 1 para conquistar título do Estadual Imagem: Fernando Maia/UOL

Bernardo Gentile e Caio Barbosa

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/05/2012 06h00

Fluminense e Botafogo decidirão o Campeonato Carioca neste domingo, às 16h, no Engenhão. A vantagem do Tricolor, obtida após a goleada por 4 a 1 do primeiro jogo da final, é o principal trunfo da equipe para soltar o grito de campeão no fim dos 90min. Além disso, o time das Laranjeiras espera fazer valer seu melhor momento, já que conquistou a classificação para às quartas de final da Copa Libertadores com a vitória sobre o Internacional, na última quinta.

FRED E LOCO TÊM TRATAMENTO ESPECIAL, MAS SÓ BOTA TERÁ ASTRO NA DECISÃO

  • Eles são capitães, goleadores, vivem cheios de mimos e regalias e são os ídolos das torcidas de Fluminense e Botafogo. No jogo que definirá o campeão do Estadual do Rio 2012, porém, apenas o alvinegro Loco Abreu estará em campo. Fred, machucado, será apenas mais um torcedor neste domingo, a partir das 16h, no Engenhão. Alvo de tratamentos especiais durante todo este início de temporada por causa de seus frágeis estados físicos, os dois astros foram fundamentais para levar as suas equipes para a decisão.

O Alvinegro, por sua vez, vive fase completamente oposta. A goleada para o rival gerou um mal estar que se transformou em crise após a eliminação da Copa do Brasil - com derrota para o Vitória por 2 a 1, em pleno Engenhão. Para ‘salvar’ o primeiro semestre, o Glorioso terá que vencer o Flu por quatro gols de diferença para levantar a taça no fim do clássico ou por três para decidir o título nas cobranças de pênalti.

O técnico Abel Braga sabe que o Botafogo não terá outra opção senão atacar. Assim, o comandante já orientou seus jogadores a terem atenção máxima, principalmente, no início do confronto. O treinador ressalta o embalo, mas afirma que sua equipe contou com uma pitada de sorte nos dois últimos confrontos.

"Contra o Botafogo não tem nada ganho. Você vê o resultado do Deportivo Quito, que perdeu de 6 a 0 da Universidad de Chile depois de também ganhar por 4 a 1 no primeiro jogo. Vamos nos defender mais do que no domingo passado, porque fizemos quatro gols e temos que esquecer aquilo. Vamos combinar que tivemos felicidade e sorte nos dois jogos. Sem sorte não se vai a lugar nenhum. Aquele gol de bicicleta do Fred no último minuto, a expulsão do Lucas, tudo isso contribuiu para o resultado. E não é sempre que isso vai acontecer”, disse Abel.

O treinador não poderá contar com Valencia e Fred. O volante não se recuperou de uma lesão na panturrilha esquerda e desfalcará a equipe. Já o atacante, deixou a partida contra o Inter com um estiramento muscular na coxa direita. Ele não jogará a final deste domingo e nem o Boca Juniors, na próxima quarta-feira, pela Libertadores. Rafael Moura assume a posição.

Desfalcado, Botafogo busca “milagre”

A missão do Botafogo é ingrata e o que já seria difícil ficou ainda mais complicado. Além de reverter um elástico placar, o Alvinegro terá desfalques de última hora: Marcelo Mattos e Antônio Carlos com dores na coxa direita e no joelho direito, respectivamente, não estarão em campo para ajudar os companheiros. Além da dupla, Andrezinho com estiramento na coxa esquerda, Jobson, se recondicionando fisicamente, e Lucas, expulso, estão fora. Gabriel assume a titularidade da lateral direita, Brinner entra na zaga e Jádson jogará ao lado de Renato no meio campo.

O técnico Oswaldo de Oliveira quer sua equipe tranquila em campo. Segundo o treinador, se seus comandados entrarem em campo buscando o terceiro ou quarto gols antes do primeiro nada dará certo. O líder alvinegro pede que os jogadores cumpram um objetivo de cada vez.

“Vamos trabalhar nesse sentido. Vamos entrar tranquilos e buscar o primeiro gol. Se conseguirmos, vamos passar a batalhar pelo segundo e assim por diante. Não é impossível. Futebol tem exemplos memoráveis. Vamos tentar repetir, por que não? Seria muito grande para nós. Vamos tentar com todos os recursos leais que temos a nosso favor”, disse Oswaldo de Oliveira.

BOTAFOGO X FLUMINENSE

Data: 13/05/2012, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Globo, Band, Sportv 2
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos

BOTAFOGO
Jefferson; Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jádson, Renato, Maicosuel, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Rafael Moura
Técnico: Abel Braga